2 técnicas simples para ter mais disciplina

Vou falar contigo sobre duas técnicas simples que você pode implementar hoje pra ter mais disciplina. Existem pessoas que dizem que vão começar a correr e de fato correm, ou que vão emagrecer e de fato emagrecem, ou que vão estudar e de fato estudam. E outras que dizem as mesmas coisas mas não correm, não emagrecem e nem estudam.

O que é disciplina? Uma pessoa disciplinada é aquela que topa trocar um prazer imediato por um prazer futuro (essa é a melhor definição de disciplina que eu já ouvi na vida!!). Um exemplo: quero emagrecer, mas tem um brigadeiro na minha frente. Eu tenho que trocar o prazer imediato de comer aquilo pelo prazer futuro de ficar mais saudável, emagrecer etc.

Veja bem, eu vou ter um prazer, mas ele vai ser futuro. É a mesma lógica de querer economizar dinheiro, porque é preciso abrir mão de gastar dinheiro agora (o prazer imediato) pra ter uma quantia salva daqui um tempo.

Você então pode vir me perguntar como ter essa disciplina. Eu to aqui pra contar que disciplina é como se fosse um músculo, o que quer dizer que quanto mais se treina, mais fortalece. Agora vou ensinar 2 técnicas pra você exercitar o músculo da disciplina:

 

Enfrente o dragão que você pode derrotar

Muita gente erra em adquirir disciplina porque quer sair do 8 pro 80. Se você nunca fez atividade física, não diga que vai malhar 3 horas por dia durante os 5 dias da semana!! Pra conseguir alcançar esse resultado é preciso muuuuuita disciplina, sendo que você não tem o hábito de se exercitar. Esse dragão pode ser maior do que você consegue enfrentar no momento.

Pra ter disciplina, comece por atitudes pequenas. Escolhe uma única batalha pra vencer, seja estudar pra um concurso, acordar mais cedo ou começar a correr. Se quiser emagrecer, escolhe não comer aquele docinho depois do almoço, por exemplo… Pensa no seu dia a dia o que você pode melhorar, aquela batalha que você trava e não consegue vencer (mas que seja algo realizável no momento, beleza?).

Quando você vencer essa batalha, o seu cérebro fortalece o músculo da disciplina. E é questão de tempo até que você consiga dar passos cada vez maiores.

 

Gere dopamina ao inverso

Quando a gente tem prazeres imediatos, o nosso organismo gera uma neuroquímica de satisfação. Então quando eu dou uma olhadinha no celular e vejo que tem uma mensagem pra mim, uma micro carga de dopamina é produzida pelo meu corpo. Isso funciona pra vários hábitos que a gente tem, como jogar videogame, comer um docinho, olhar as mensagens no celular ou ver uma série no netflix… isso dificulta a troca do prazer imediato pelo prazer futuro.

O que a gente precisa começar a fazer é comemorar as vitórias agora quando se abre mão de algo por um prazer futuro. Então se liga aqui, vamos entender melhor… imagine que eu preciso decidir entre dormir até mais tarde ou acordar mais cedo pra estudar e passar num concurso no futuro. Em tese, acordar mais cedo nessas condições não gera dopamina e satisfação de forma imediata, então o meu próprio corpo vai preferir aquilo que é mais prazeroso pra ele, o que normalmente é uma distração.

Ao invés de ficar triste ou descontente por ter acordado mais cedo pra estudar, eu tenho que comemorar por conseguir priorizar o prazer futuro! Se acordei mais cedo e estudei, vou  comemorar!!! Você precisa comemorar com pessoas próximas, em voz alta, porque isso faz com que o seu cérebro gere dopamina ao inverso. Você associa o prazer com ter acordado cedo, e não mais com continuar dormindo até mais tarde. Isso exercita o seu músculo da disciplina!

Eu verdadeiramente acredito que o bem nunca para, e por isso resolvi dividir contigo uma terceira dica que eu considero surreal e faz toda diferença pra mim…

 

Encontre pessoas afins

Você precisa procurar pessoas que também queiram o que você busca e compartilhar a sua batalha com elas. Quando você deixar de fazer alguma atividade que daria prazer imediato pra poder ter um prazer futuro, essa pessoa deve parabenizar você (combina com essa pessoa de se darem parabéns toda vez que algo legal assim acontecer hehe).

Então imagina… você não comeu o tal do brigadeiro depois do almoço. Se você tiver alguém contigo na hora, pode virar pra pessoa e dizer “Cara eu deixei de comer o doce depois do almoço!!!”, e ela (sabendo que essa é uma batalha que você tem consigo mesmo) vai incentivar que você continue no mesmo caminho! E da mesma forma você parabeniza quando ela tiver tentando exercitar a disciplina.

 

Fez sentido pra você alguma dessas dicas sobre como ter mais disciplina? Se você gostou do que eu dividi contigo hoje, comenta aqui embaixo!!! Vou adorar saber o que você tem pra dizer 🙂

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