3 aplicativos que aumentam o meu foco

Ahhhhhh então vamos lá… Vou falar contigo hoje sobre os 3 aplicativos que eu uso no meu dia a dia pra ampliar profundamente o meu foco. Antes deixa eu falar por que eu comecei a usar esses aplicativos… Se liga, a vida é mais ou menos assim… é foco versus distrações.

Vou dar alguns exemplos… eu preciso ter foco se eu quero estudar, escrever um email importante, terminar o TCC da faculdade, passar em um concurso, produzir mais na empresa em que eu trabalho ou montar a minha própria empresa. Pra tudo é preciso ter foco, mas o mundo é cheio de distrações.

É como se tivesse um campo de força ao nosso redor que representa o foco. Quanto maior for esse campo de força menos distrações conseguem entrar, e aí eu consigo produzir mais. É claro que tem técnica pra isso acontecer, mas ter foco é talvez uma das pecinhas fundamentais pra você ter uma maior produtividade e automaticamente ter mais realização e resultados na sua vida.

Então você já entendeu que a batalha é foco versus distração. Sabe onde fica a maior fonte de distrações? Na frente do seu computador. Eu abro o notebook e começo a escrever, quando de repente eu abro mais uma aba… e abro outra… e outra… Vejo uma propaganda e clico… Não sei se contigo é assim, mas comigo é. Começo escrevendo email, vejo a cotação do dólar (sendo que nem vou comprar dólar) e no final de tudo tô lendo sobre os 7 dinossauros na era Paleolítica (nem sei se eles viveram nessa época hehe). Isso é distração.

Pra evitar tudo isso uso um aplicativo chamado Strict Workflow, que bloqueia as páginas que eu não quero acessar por um determinado tempo.

Por exemplo… Página que fala sobre esporte é a minha página. Começo vendo o resultado do jogo do meu time e termino vendo o resultado do Campeonato de Badmington na Índia do ano passado. Entende? Eu me perco ali dentro. Então eu determino que por 50 minutos (tem lógica pra ser esse tempo, os alunos da Academia da Produtividade sabem disso hehe) as páginas que me distraem vão ficar bloqueadas. Então eu bloqueio rede social, site de notícia e site de esporte com essa extensão do Google Chrome e fico focado durante aquele tempo.

Vamos falar agora do segundo aplicativo… Quando vejo um vídeo de 10 minutos começo a ficar impaciente, abro outras abas e perco várias informações presentes naquele vídeo. Eu uso um aplicativo chamado Speed Controller pra aumentar a velocidade dos vídeos (esse também é uma extensão do Google Chrome). Por que eu faço isso? Vou dar um exemplo envolvendo direção:

Quando você tá dirigindo tem uma lógica pra uma velocidade mais baixa e outra pra uma velocidade mais alta. Se você tá dirigindo a 40km/h, você se distrai muito falando com a pessoa do seu lado ou dando uma olhadinha no celular (não deveria), então você não tem tanta atenção na estrada. Conforme a velocidade vai aumentando, a conversa dentro do carro vai diminuindo porque você vai prestando mais atenção na estrada. Pessoas numa BR a 110km/h têm mais atenção na estrada, portanto mais foco.

Isso vale como um todo pra sua vida, incluindo assistir a uma aula, um vídeo ou qualquer coisa online. Hoje, eu assisto um vídeo de 10 minutos na velocidade 2.7 em uns 4 minutos. Além de assistir mais em menos tempo, aumenta o meu foco no conteúdo e não perco alguma informação presente ali.

Vamos agora falar do terceiro aplicativo… O ser humano precisa de plausibilidade. Precisa entender o porque pra se sentir confortável de fazer alguma coisa. Isso leva a exemplos como melhorar a minha corrida. Se eu quero fazer isso, tenho que medir o tempo em que eu corro. O que eu não posso medir eu não posso melhorar, então uso um aplicativo pra medir tudo o que eu faço ao longo do dia.

O Atracker você pode usar no seu celular. Você estabelece as principais tarefas que você faz por dia e divide por categorias (eu boto geração de conteúdo, gravação de vídeo, aula, reunião de gestão etc). Depois disso, é só medir o tempo em que essas tarefas estão sendo realizadas. Se eu vou começar uma reunião aperto o botão no aplicativo específico daquela tarefa, e quando terminar aquela e for fazer outra tarefa, mudo o marcador. No final de um dia ou de uma semana o aplicativo vai dizer pra você onde o seu tempo foi gasto.

Por exemplo: se no final de uma semana de estudos para um concurso público você percebe que está estudando demais direito previdenciário, você pode melhorar o seu estudo e focar em outra área. Você vai conseguir mensurar e melhorar tarefas que fazem parte da sua realidade, e isso vai fazer você aumentar a sua produtividade e o seu foco.

Se você tiver alguma dúvida ou alguma sugestão de tema… deixa aí nos comentários, vai que eu respondo. Vou adorar ler o que você escrever aqui pra mim 🙂

Você também pode curtir isso…

O que as mentes pequenas fazem com o seu sonho

6 técnicas para acabar com a preguiça ainda hoje

Como gerar uma melhora imediata na sua vida

6 coisas que você deveria parar de fazer hoje

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *