Como descobrir a sua paixão…

Bora responder a pergunta do Renan Oliveira. Ele perguntou o seguinte: “Geronimo,  todo mundo fala para viver pela sua paixão e a minha pergunta é a seguinte… eu quero viver pela minha paixão, mas como que eu acho a minha paixão?” Massa a pergunta Renan.

Encare esse texto como a porta de entrada pra você achar a sua paixão 🙂 O primeiro ponto que a gente tem que ter em mente é diminuir a supervalorização de se achar uma paixão. No último WA que aconteceu por exemplo, se eu perguntasse assim: “quem aqui não tem ideia de qual é a sua paixão?”, provavelmente mais de mil pessoas iriam levantar a mão.

A maioria das pessoas também não sabe, não se sinta sozinho. São poucos os que, ao longo da vida, sabem o que querem desde a infância e constroem uma carreira de sucesso com base naquilo que amam. Se liga, esse não é o padrão comum.

A primeira coisa que eu digo pra você é: se acalme! Se aceite! Por que não saber exatamente qual é a sua paixão tá tudo bem.

A paixão é muito idealizada. As pessoas acreditam que, quando encontrarem a missão de vida dela, fogos de artifício irão estourar e descerão anjos do céu com uma música celestial ao fundo e a pessoa flutuando saberá “Ui, achei minha paixão”.

Só que não é assim que acontece na prática. Na real, quando a gente começa a viver pelo o que tem paixão, muitas vezes, você não aceita que está vivendo um momento especial, pois aquela magia esperada não aconteceu. Não rolou fogos ou anjos.

Viver a sua missão não é morar na Disney. Aliás, eu posso garantir que mesmo se a sua paixão fosse morar no parque de diversões mais famoso do mundo, no primeiro dia você ia dizer: “Uau, estou morando com o Mickey”. No trigésimo, o tom seria: “Pô, Mickey, você de novo cara?”. Mesmo na Disney, chega uma hora que aquilo vira rotina.

Agora que a gente desmisitificou o que é paixão, deixa eu explicar uma coisa. A paixão também nem sempre vai surgir de primeira. Então eu vou falar duas dicas concretas de como você começa a caminhar na direção da sua paixão.

A primeira dica é a seguinte… quando eu não sei qual é a minha paixão já é muito bom. Saber qual não é a sua paixão faz todo sentido. Quando eu não sei qual emprego eu quero, já é muito bom saber que eu não quero. Entende o ponto?

Ou seja, muitas pessoas ainda não sabem qual é a sua paixão, mas sabem que o que fazem naquele momento atual da vida dela com certeza não é. Só que ela permanece naquela vida. Continuam fazendo cursos, evoluindo, porque acham que o caminho percorrido já foi muito longo para mudar de direção. Elas pensam: “Já cheguei até aqui, agora eu vou parar?” E por conta dessa crença, elas andam ainda mais. E quanto mais longe se vai, mais difícil fica tomar a decisão de mudar.

Agora sim… como descobrir a sua paixão 🙂

Massa! Agora que está claro o que não é a minha paixão, como eu faço para encontrar ela? Uma dica é pensar qual tipo de filme, de música, de programa que você assiste. Ou, quando você vai numa livraria, que tipo de livro você compra, vai lá naturalmente na sessão e lê?

É engraçado, eu, por exemplo, me envolvi com o Direito desde os 17 anos. Fiz faculdade, mestrado, fui professor universitário, advogado da União por 14 anos, dei diversos cursos e palestras. E quando eu ia numa livraria, sabe quantos livros de Direito eu comprava? Zero, nenhum livro de Direito. Sabe onde você me achava? Na seção de desenvolvimento humano e de empreendedorismo.

Embora eu não soubesse qual era a minha paixão, eu já sabia a direção dela. Se você não sabe qual é a sua paixão hoje, sabe pelo menos por qual caminho seguir? Comece pelo macro, pelo grande… você gosta de que? De computador, culinária, de gente ou de esporte… sei lá! Essa é uma forma de eliminar um monte de coisas.

Tem um ditado que eu amo muito que é quando você dá um passo, você já não está mais no mesmo lugar e quando você já não está mais no mesmo lugar, você começa a ver as coisas de forma diferente. 

É o paradoxo da mudança: como eu não sei qual é a minha paixão, eu não ando. Mas como eu não ando, eu não acho a minha paixão. Se você ainda não sabe como vai viver daquilo, não importa. Dê um primeiro passo, faça um curso, leia um livro, se envolva, se permita e aí você começa a caminhar na direção.

Eu demorei anos para chegar nesse ponto, mas eu sabia que a minha paixão era cuidar de gente. Esse era o meu macro. Então, encontrei o Coaching, passei a ter agenda lotada e larguei o meu emprego público. Só que eu só encontrei o Coaching por que eu me permiti, decidi que a minha paixão era cuidar de gente.

Aí eu larguei meu emprego público e hoje eu vivo de Coaching, formo Coaches, ajudo eles a terem sucesso profissional e eu verdadeiramente amo o que faço. E não tem fogos estourando por aqui e nem musiquinha celestial. Eu acordo todos os dias sem me preocupar se é segunda-feira, dia de semana ou final de semana.

E agora que você entendeu, qual é o primeiro passo para você simplesmente caminhar em direção a sua paixão? Pensa aí e se você se sentir à vontade, me diz nos comentários… eu vou adorar saber!!! 

E se liga!

De 6 a 12 de Janeiro de 2020 vai estar no ar o meu Workshop de Produtividade.

Quero convidar você para assistir esse Workshop online e gratuito, onde eu vou mostrar como ter disciplina e vencer a procrastinação usando um método de produtividade que já ajudou milhares de pessoas a terem muito mais resultado com menos esforço.

É totalmente online e gratuito. Para se inscrever no Workshop de produtividade é só clicar aqui nesse link.

E cara…  se você for comparar a sua paixão com alguém, ou se comparar com alguém que já descobriu a paixão dela, eu verdadeiramente penso que você deve saber como se comparar com alguém da forma certa.

Por isso, eu escrevi um artigo só com esse tema. Acho que você vai curtir e se surpreender com o que tem lá 🙂

10 Comentários

  1. clezio costa da silv

    Eu gosto muito de assistir seus videos….ouvir você falar… você é realmente d+. meu sonho é fazer curso de coach com você… estou orando a Deus para que eu tenha condições financeiras pra me tornar um coach profissional. abraços.

    Responder
  2. Fernanda Gonzaga

    Sou formada em Administração há 13 anos e servidora pública há 7. Mas só agora descobri minha paixão: a Nutrição! Entrei na faculdade novamente nesse ano de 2017. E não quero ser apenas mais uma nutricionista. Eu quero ser A nutricionista. Estou conhecendo o Coaching agora e estou cada dia mais apaixonada. Quero aliar os dois e ser uma profissional de sucesso. Minha missão é transformar a vida das pessoas! #boraviver

    Responder
  3. Ana Paula Dias

    Adorei seu vídeo, Guilherme!
    Todos eles são uma inspiração pra mim.
    VocÊ me indica um BOM coach em Brasília?
    Gostaria muito de fazer um processo de coaching de qualidade.

    Obrigada.
    Força d muito sucesso para o seu trabalho!

    Responder
  4. katiuscia Souza

    Geronimooooooooooo…amo os teus vídeos.. teus insta..tudooooooooo!!!
    E com teus videos.. que me achei sabia? comecei a fazer Psicologia, minha irmã trabalha com Coach, Hipnose,vou começar a trabalhar com ela.. estou amando esse nova etapa da minha vida.. amo cuidar das pessoas!! Obrigado por cada vídeo 🙂 em Novembro estarei ai hein no WA

    Responder
  5. Fatima

    E quando já passou meio século de vida e não se sabe qual é a paixão? Tem jeito isso? O q fazer Geronimoooooo?

    Responder
  6. Adriana martini

    Gostaria de descobrir minha paixão, não profissional, de QQ coisa que me entusiasme e faça meus olhos brilharem. O que será?

    Responder
  7. Débora

    Oiê… Nunca soube a minha paixão. Faço bem tudo que me proponho a fazer, porém, nunca fiz faculdade, pelo menos não terminei alguma, pelo fato de não saber o que gosto.. (TRISTE)…
    Gosto de música, de atuar (teatro), gastronomia, ajudar pessoas e ensinar… Mas não vejo como poderia fazer de um destes interesses meu alvo de vida… Sei lá….

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *