Como eu organizo o meu dia para ser mais produtivo

Muitas vezes, a primeira pergunta que me fazem é “Geronimo, eu tenho que organizar meu dia? Tem sempre tanta coisa pra fazer, eu preciso mesmo me organizar?”. Com certeza você precisa organizar o seu dia e na minha cabeça não vem nada agora que sem método seja melhor do que com método, ainda mais em produtividade.

Se você quer ter uma produtividade nível A e caminhar na direção daquilo que você quer pra sua vida, com método é tudo mais fácil. Quando eu falo de método, um dos primeiros pontos que vem é: qual horário eu organizo o meu dia?

Deixa eu explicar uma coisa antes disso… tem estudos que mostram que nós seres humanos temos um banco de decisões, é como se eu tivesse um limite máximo pra decidir.

Já aconteceu contigo de passar um dia inteiro e você pensa assim “caraca cara, eu pensei tanto hoje, tomei tanta decisão que eu tô cansado”. Aliás, deixa nos comentários aí embaixo pra mim se já aconteceu contigo de ficar cansado de pensar, comigo já!

A gente cansa de decidir! Se liga, não é que acaba o número de decisão. Não vai chegar no final do dia e alguém vai virar pra você e falar assim “Me ajuda a decidir isso aqui?” aí você fala “Não, acabou, eu só tinha 27 decisões e eu não tenho mais nenhuma pra tomar hoje”. Não é que isso vai acontecer.

Só que as nossas decisões tendem a ficar piores ao longo do dia. Tem um estudo com decisões de juízes de Israel que mostra que as decisões deles iam mudando conforme o horário do dia. Eles iam pensando diferente e tendo um nível pior de decisão quanto mais o dia se aproxima do fim.

Diante dessa lógica, pensa assim, eu tenho que tomar decisões no meu dia e porque que eu vou começar o meu dia decidindo o que eu tenho que fazer nele?

Se liga, muita gente não tem ideia do que vai fazer no dia dela, senta pra trabalhar, liga o computador e só quando liga é que pensa “agora deixa eu decidir o que eu vou fazer”.Neste caso, a primeira decisão dela, que seria a melhor do dia, ela gasta decidindo o que ela vai fazer.

A melhor hora que eu defendo e que os meus alunos da Academia da Produtividade fazem reiteradamente é que o seu dia de amanhã seja organizado hoje ou que o meu dia de hoje seja planejado ontem.

A minha última tarefa profissional do dia é organizar o meu dia de amanhã… definir o que eu vou fazer amanhã. Quando eu faço isso, eu tô deixando de gastar uma decisão de amanhã, aliás, uma das melhores decisões 🙂

“Ah Geronimo então beleza, eu vou sentar na mesa do trabalho e vou começar a fazer as tarefas sem me planejar porque aí eu não vou precisar decidir o que vou fazer.” Ai é pior ainda sabe por que? Porque se você não decide as tarefas que você vai fazer, as tarefas se decidem por elas próprias, te comandam e não necessariamente o que você vai ter feito vai ser o que vai levar você na direção daquilo que você quer pra sua vida.

Resumindo a parada: organizar o dia de amanhã é fundamental! Como eu faço: hoje eu preparo como minha última tarefa o que eu vou fazer amanhã, um planejamento diário 🙂

Agora, quando você tá no caminho pra viver do que você gosta ou já sabe qual é a sua paixão, fica muito mais agradável planejar o seu dia seguinte… você faz naturalmente o seu planejamento por fazer o que gosta 🙂 E se você ainda não descobriu sua paixão, tá tudo bem… fiz um conteúdo sobre isso e quero dividir contigo, é só clicar aqui pra saber como descobrir a sua paixão!

3 Comentários

  1. Aline

    Estou apaixonada pelo livro Produtividade para quem quer tempo!
    Estou fazendo todos os exercícios propostos, inclusive tive muita dificuldade em fazer o do hospital, comecei umas 3 vezes e não conseguia continuar porque não parava de chorar…
    Já imprimi as folhas da produtividade e encadernei, vi o vídeo tbm pra entender direitinho como fazer e agora vou montar meu DRD.
    Sua história me inspira muito, pois tbm sou funcionária pública e não é de hoje que almejo empreender.
    Sei que estou no caminho certo, já tenho um plano B e sei que tbm sou capaz!!
    Obrigada por estar fazendo tanta diferença na minha vida!!

    Responder
  2. Tânia Guimarães

    Olá Gerônimo,
    Gostei muito do artigo e eu também estou maravilhada com o livro “Produtividade para quem quer tempo”. Já li alguns livro sobre o assunto, mas não vi nada parecido com a sua forma objetiva e real de abordar o assunto. Virei fã.
    Acho que a “segunda verdade libertadora sobre produtividade: As tarefas nunca vão terminar” uma sacada sensacional sua, já sinto como um divisor de águas para mim. E aprender montar meu DRD então, fará uma verdadeira revolução na minha vida.
    Não sei se esse é o melhor canal para uma dúvida, mas pelo livro e pela aula complementar em vídeo, não entendi direito e queria compreender melhor como alinhar o Quadro do ciclo semanal com meu DRD, já que naquele eu priorizo apenas três papeis e nesse eu tenho que agrupar/prevê todas as tarefas que eu faço rotineiramente numa semana referente a todos os meus papeis.
    Agradeço a atenção e por compartilhar de forma tão generosa seus conhecimentos.
    Tânia.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *