Como evitar brigas de forma simples!

Vou falar de uma coisa séria sobre como evitar brigas! O que eu vou explicar agora, gera briga nas famílias, nas empresas , entre amigos… vou falar o quanto isso gera problemas enormes e pior… muitas vezes você faz uma pessoa se tornar aquilo que você está falando simplesmente por um erro de interpretação.

Exemplificando… você chega atrasado, e a pessoa fala com você “você é um irresponsável, tá sempre atrasado, é uma pessoa que tá sempre atrasada” e muitas vezes quando a gente afirma “você é”, é muito diferente de “você está”.

Se liga em como são coisas diferentes… “você é”, é um estado e no que eu sou, vou fazer coisas decorrentes de quem eu sou, um padrão de comportamento. Só que muitas vezes a pessoa não é aquilo, naquele momento foi aquilo.

E aí eu quero que você entenda a diferença de eu virar pra minha esposa e falar “nossa, você é grossa em”, com essa sentença eu afirmo pra ela que ela tem um comportamento que a torna uma pessoa grossa o tempo todo. Só que na verdade ela foi grossa 3 vezes nos últimos 6 meses!

Ai eu posso virar pra ela e falar “Paty, agora, nesse momento, você teve um comportamento em que você foi grossa comigo e eu gostaria que você não tivesse mais esse comportamento”.

Aaaaaah mas Geronimo é difícil falar isso pra alguém… beleza, é mesmo! Só que quando você faz isso, não é a pessoa que ganha, é você quem ganha por duas razões:

1 – quando você fala que a pessoa é tal coisa, é uma acusação que é muito mais forte do que dizer que a pessoa está aquilo. Quando você faz isso, a pessoa já se arma pra guerra automaticamente porque ela não é aquilo, até pode ser que ela seja, mas normalmente ela não é aquilo e ela vai se defender dizendo que não é aquilo e possivelmente passe a acusar você…. e aí amigo, pode ser um caminho sem volta pra uma discussão daquelas :/

2 – quando a pessoa ouve o que você disse, ela não tem como “desouvir” e quando você afirma que a pessoa é aquilo, você já afirmou. E muitas vezes, nós como ser humanos buscamos congruência na vida. Se você começa a dizer que seu filho é irresponsável, que seu funcionário é grosso ou você diz pra você próprio que você é procrastinador, você vai começar a agir como se fosse um procrastinador, o seu filho como irresponsável e seu funcionário vai ser grosso, por que?  Porque as pessoas tendem a ser congruentes com o que falam.

E a pessoa vai ser congruente, você começa a rotular a pessoa, ela começar a agir daquele jeito. E aí o que ela foi, simplesmente em um único momento, talvez ela comece a virar aquilo e o pior é quando você fala pra você mesmo.

Agora, eu tenho um desafio para você, é simples: das próximas vezes que você se deparar com situações parecidas com essas eu não quero que você diga que a pessoa é ou que você é, eu quero que você diga que ela está e mesmo que ela esteja tendo várias vezes o mesmo comportamento, eu quero verdadeiramente que você enfrente o problema daquele momento.

Tá disposto a ter esse desafio? A me dizer que vai testar fazer isso? Que tal? Topa? Bota aí nos comentários que vai testar e que volta pra me contar 🙂 Eu vou curtir demaaais!

Você também pode curtir isso…

Pare de fazer isso e seja mais feliz 🙂

Qual tarefa fazer primeiro: a mais fácil ou a mais difícil?

O que fazer quando a sua família não te apoia

4 técnicas reais para você aumentar sua produtividade

18 Comentários

  1. samue

    adorei vou tentar colocar essa ideia em pratica obrigado pela sugestao

    Responder
  2. WALDENICE AZEVEDO MACEDO

    E ou está, eis a questão, então para evitarmos brigas prefiro ESTÁ.

    Obrigada Geronimo

    Responder

  3. Caro Geronimo, voce foi muito feliz nestas colocações . Há uma grande diferença entre ser e estar.
    O contrário também faz muita diferença, eu sou coach e não apenas estou coach.

    Responder
  4. Juliana Apolonio

    Gerônimo, tudo o que você fala faz muito sentido pra mim e muito obrigada por esse artigo! Eu estive no WA e minha cabeça voltou virada de lá!! rsrsrs de um jeito questionador e bom ao mesmo tempo. Obrigada por tudo! Você é sempre maravilhoso. Essa é minha congruência positiva pra ti 😉 <3 Beijos!

    Responder
  5. Reginaldo Carvalho

    Hoje vivi uma situação que poderia ter evitado uma briga, ou caso eu tivesse usado essa metodologia. Incrível como as palavras penetram na alma das pessoas. Quando ficamos nervosos a impressão que se tem é que perdemos o controle dos pensamentos racionais. Afinal começamos a entrar em sintonia com o erro da outra pessoa, o que nos leva a ter a certeza de que tudo depende de nós. Obrigado Geronimo!

    Responder
  6. Liane

    Vou me esforçar pra fazer, se no calor da discussão conseguir ser “congruente”, palavra difícil de se viver, rs.

    Responder
  7. Rodrigo

    Vou tentar! Sou muito sanguíneo e explosivo. Lamento tanto as palavras que saem às vezes, mas daí já é tarde.

    Responder
  8. Mayara Besteti

    Eeeiiitaa Gerônimo !!

    Partiu fazer esse desafioo…
    Será demais..
    Gratidão ! e Sucesso.

    Responder
  9. Jessica Feliciano

    Gerônimo, sigo sendo sua fã. Descobri você depois que descobri o coaching, e ambos tem sido muito importantes para trabalhar meu mindset. Obrigada pela mensagem mais uma vez que me mostrou algumas respostas que eu estava procurando. Abraços e vamooooo

    Responder
  10. Eduardo Argenton

    Texto sensacional!! Brilhante!!

    Parabéns Gerônimo!! Muito Obrigado por compartilhar!!

    Grande abraço!

    Responder
  11. Luciana

    Vou tentar sim geronimo … alias fasso bem assim do jeito errado vou passar a fazer como vc esta propondo e volto aqui pra dizer oq aconteceu depois

    Responder
  12. FERNANDO VIEIRA DA SILVA

    Boa colocação, meu amigo.
    Uma grande diferença entre ser e estar…
    O que influencia uma vida toda.
    Obrigado pelos conhecimentos.
    DEUS te abençoe!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *