3 maneiras de lidar com um sugador de energia

Ahhhh então vamos lá… Sugador de energia. Não sei se já aconteceu contigo de parar pra conversar com uma pessoa e sentir que tava sendo sugado. Isso mesmo, sugado ao ponto de você se despedir e parecer que levou uma surra, que você ficou cansado e não tem mais energia. Já conviveu com alguém assim?

O que eu quero conversar contigo hoje é sobre como lidar com pessoas que fazem isso… o primeiro ponto que você tem que ter em mente antes da gente começar com as dicas é que podemos diferenciar dois tipos de pessoas: as que são luz (que geram energia naturalmente) e as que são sombra (buracos negros ambulantes que sugam energia na maior parte do tempo).

Normalmente quem é negativo (sombra) fala muito do passado, fala mal de outras pessoas e vê o lado ruim das situações. Você vai falar de uma coisa boa e ela vai dizer “Ahhh mas quando eu tinha 17 anos…” ou pode dizer “Ahhh mas você vai ver só, espera que isso vai dar errado…”

O segundo conceito que nós precisamos entender é que existem 2 energias dentro da gente: a orgânica e a mental. A orgânica é a energia do corpo, que a gente repõe quando se alimenta bem, tem uma boa noite de sono e é saudável. Já a mental diz respeito ao fluxo da nossa mente. Já aconteceu contigo de passar por um momento em que você ficou cansado de pensar? É porque a sua energia mental foi afetada ao longo daquele dia.

As duas energias interferem uma na outra, então isso justifica você ficar cansado mentalmente quando tem uma noite de sono ruim, por exemplo. Nesse caso, a falta de energia orgânica afeta a falta de energia mental. O contrário também pode acontecer!! O sugador de energia vai atingir primeiro a sua energia mental, e você se sente cansado de estar perto daquela pessoa (isso pode refletir no resto do corpo).

É importante você entender de cara que essas pessoas que sugam energia não fazem isso por mal, elas não querem sugar a sua energia. Elas só querem atenção, amor e serem ouvidas, mas elas não sabem fazer isso de uma outra forma.

Eu falei no título desse post que eu vou falar pra você 3 formas de como lidar com isso, mas eu vou falar 4 formas e ainda vou dar 3 dicas pra você se reenergizar. Agora vamos falar das atitudes:

Empatia

Se liga no que eu vou dizer… antes de acusar e julgar que uma pessoa tá sugando a sua energia, olhe bem no fundo dos olhos dela e pense: “Nossa, essa pessoa tá precisando de atenção, ela só tá tentando ser feliz assim como eu também estou tentando”. Ter empatia é o primeiro passo. Sinta a dor dessa pessoa, muitas vezes isso já vai ser o suficiente pra você não perder energia e sentir aquele cansaço.

O que eu vou dizer agora vai doer, então se prepara… a pessoa pode ser sugadora de energia, mas ela só suga se você permitir que ela faça isso contigo. A sombra dela tá chupando a sua energia, e isso só acontece se a sua sombra deixar a energia fluir. No momento em que você entender que isso não é sobre você e sim sobre ela, a energia para de fluir.

Se você sentiu empatia e não funcionou, sai da conversa ainda cansado, temos o segundo passo:

Auxílio

Você precisa ajudar essa pessoa. Acha que é impossível?? Tem duas formas de fazer isso:

Mostre interesse pelo que ela tá dizendo. É comum que ao ouvir sofrimentos enormes, as pessoas tenha a tendência de simplesmente irem embora!!! Daí a pessoa que suga energia vai pra próxima com quem ela for conversar e vai continuar sugando. Se você fizer uma simples pergunta depois de ouvir o que ela tem a dizer, já vai estar ajudando. Dê a ela atenção e amor perguntando: “O que você aprendeu de bom com essas experiências?”

É muito comum que ninguém nunca tenha falado isso pra ela. De novo, essa pessoa quer atenção. Se ela tiver evoluído com os problemas que ela estiver contando pra você e dividir isso contigo, parabeniza essa pessoa!!! Abraça, comemora!!! Tudo isso sem julgamento, e sim com amor.

Se você já passou por esses passos e a pessoa ainda não melhorou, aqui vai a terceira dica:

Clareza

Agora é preciso dividir em duas categoria: o sugador de energia oportunista (o que você não convive muito) e o sugador diário (o que você convive senão todo dia, toda semana ou frequentemente). Se houve uma situação momentânea em que você foi sugado, e o sugador é uma pessoa com quem você não convive muito, nem precisa seguir mais passos. Provavelmente a sua energia nem se esvaiu se você seguiu as dicas anteriores.

A situação muda se você tem convivência com o seu sugador de energia. O passo da Clareza consiste em você permitir que a outra pessoa saiba do que tá acontecendo. É desumano a gente parar de conviver com alguém sem que essa pessoa saiba a razão por detrás dessa decisão. É desumano acabar um relacionamento da noite pro dia sem que a pessoa soubesse que tudo tava se encaminhando pra isso.

É preciso dar a chance pra pessoa tentar mudar. Fala assim: “Fulano, eu gosto de você. Se eu não gostasse não me importaria em falar isso contigo… eu percebo que você faz isso, isso e isso….eu acabo ficando sem energia quando isso acontece. Como eu quero estar do seu lado, preciso que essas atitudes acabem”. Sem julgamentos, explica com amor.

A pessoa vai ter a escolha de jogar aquilo que você disse fora (se não fizer sentido pra ela) ou de ficar atenta pros momentos em que ela vir o lado negativo de uma situação, quando falar mal de alguém etc. Você vai estar dando a oportunidade dela reconhecer e querer mudar, sem cortar ela da sua vida sem explicar o que tá acontecendo.

Aí vem a dica bônus que eu avisei no início desse artigo:

Afastamento

Depois de toooooodos esses passos pra você tentar entender o lado da pessoa e ajudar ela a ter clareza, caso não haja mudança, aí sim você pode se afastar dela. Se você não conseguiu lidar com esse sugador de energia depois de tudo isso, esse é o momento de deixar essa pessoa de lado.

Você pode estar dizendo agora: “Geroooonimo, mas como eu me afasto? Eu não posso me afastar!!!”. Pode ser duro isso que eu vou dizer agora (só tem dureza nesse post hehe), mas a verdade é que ao longo da nossa jornada, vão haver pessoas de quem vamos ter que nos afastar. A gente pode não estar pronto energeticamente falando pra lidar com pessoas negativas como essas que sugam energia, mas talvez no futuro, num outro momento da vida, a gente evolua e consiga!!

Se liga aqui, dicas pra se reenergizar!!!

1) Entrar em contato com a natureza (incrível como pisar na grama ou na areia faz bem);

2) Meditar (esteriliza a mente e reequilibra o corpo todo!!);

3) Procurar se conectar com pessoas que emanam luz (lembra que eu falei das pessoas que exalam energia positiva mais no início desse artigo, né?);

Fez sentido tudo o que eu falei pra você hoje?? Comenta aqui embaixo se você já aplicou alguma técnica pra ajudar um sugador de energia que você conhece (difícil alguém não conhecer uma, né?). Funcionou ou não funcionou? Quero saber tuuuuudo, e vou amar ler o que você escrever pra mim 🙂

Acho que você pode curtir esses outros posts…

Rotina matinal: decisiva para o curso do seu dia

2 técnicas simples para ter mais disciplina

6 ladrões de energia que prejudicam o seu dia a dia

3 aplicativos que aumentam o meu foco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *