Como organizar as ideias com tanta informação por aí

Eu vou responder hoje a pergunta que o Lucas Carvalho deixou embaixo de um vídeo meu: “Geronimo, como que eu organizo as minhas ideias em época de overload de informações?” (ele não usou essa expressão, mas overload de informações é estar rodeado de conteúdos e ideias em todo lugar, principalmente na internet).

Como que eu organizo as minhas ideias nessa época em que tem 300 milhões de pessoas falando sobre 472 milhões de assuntos diferentes?

Pergunta excelente, Lucas. O fato que mais vai fazer diferença, e primeiro que a gente tem entender, é que para qualquer pessoa conquistar alguma coisa na vida, é preciso ter ação. Mas não é qualquer tipo de ação. Ela deve ser uma ação direcionada e constante.

Direcionada e constante pra onde? Na direção daquilo que você quer pra sua vida. Já essa direção é preciso definir antes de tomar qualquer atitude, então você define onde você quer chegar e, aí sim, direciona a ação de forma constante. Tudo isso que eu to explicando pra você é, em linhas gerais, o resumo do que eu faço quando atendo um cliente em Coaching ou quando capacito um Coach.

O grande problema da época de overload de informações é a falta de clareza, porque muita gente não sabe onde quer chegar. É como na história da Alice no País das Maravilhas, em que o gato explica que se ela não sabe pra onde vai, qualquer caminho que ela for vai servir.

E o que acontece numa época dessas? Dúvidas como “Eu gosto de tudo, to recebendo informações de muita gente e não consigo organizar as minhas ideias porque fico confuso e não sei quem seguir”.

Antes de saber quem você vai seguir, defina onde você quer chegar, porque você vai entender quem faz sentido acompanhar. A partir daí fica mais fácil entender se me seguir, por exemplo, seria uma ação direcionada e constante para o seu objetivo, se faz bem pra você. Não atendendo a esses critérios, desapega! Consuma conteúdo que vai agregar à sua caminhada (e eu não falo isso com agressividade pra você, e sim com amor).

Você precisa filtrar informações. Se nesse momento você não sabe quem acompanhar, não sabe o que ver e o que ouvir, dê um passo atrás! Tenha clareza do caminho que você quer seguir e aí selecione aquelas 3, 4, 5 ou 6 pessoas para assistir e que vão ajudar na sua ação direcionada e constante.

Fez sentido isso que conversei contigo hoje? Comenta aqui embaixo 3 pessoas que você considera muuuuuito relevantes pra sua caminhada diária, e deixa eu saber que caminhada é essa! Vou adorar ler o que você escrever pra mim 🙂

Olha só, acho que você vai gostar desses outros temas…

6 atitudes para acelerar sua promoção no trabalho

Como lidar com a crítica e o medo de julgamento

Como vencer a zona de conforto?

O poder das palavras. Será?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *