Missão e propósito de vida: quanto mais nobre melhor?

Só pra registrar, esse conteúdo surgiu enquanto eu estava em uns dias de férias em Recife 🙂 e é pra falar sobre missão e propósito de vida!

Primeiro, é preciso entender que existe uma diferença entre propósito e missão. Em linhas gerais… missão é onde você quer chegar, é o que quer construir pra sua vida. Propósito inabalável é aquilo que faz você seguir na direção da sua missão naquele momento em que todo mundo mais desistiria.

Pra ficar claro: missão é o seu destino final e quando você chega nele, você estabelece sua próxima missão. O propósito é o que faz a sua jornada seguir quando o trecho ficar turbulento.

Às vezes pode acontecer desses dois estarem tão próximos ao ponto de se confundirem, vou dar um exemplo. Eu tenho como missão de vida criar um dia mundial sem fome, um dia que nenhuma criança passe fome no mundo. O meu propósito inabalável é que eu não quero que nenhuma criança mais diga para o seu pai assim “Pai, eu tô com fome” e o pai diga “Eu sinto muito, eu não tenho comida pra dar pra você meu filho”.

Entende mais ou menos a lógica disso? Quando eu queria largar meu emprego público, era a minha missão. O meu propósito inabalável pra seguir adiante é que eu queria que meus filhos olhassem pra mim e dissessem “eu tenho orgulho do meu pai, por que meu pai vive pela paixão dele, teve coragem de construir as histórias que ele quer ter orgulho de contar”.

E aí me perguntaram se quanto mais nobre, melhor o meu propósito… sabe qual é verdadeiramente seu melhor propósito? É aquele que verdadeiramente leva você na direção da sua missão, que faz você seguir quando todo mundo mais desistiria. Esse é o melhor propósito 🙂

Muitas vezes a pessoa fala assim: “Geronimo, o meu propósito é fazer com que o Brasil acabe com a corrupção”. É lindo isso, se é o que faz você acordar todo dia de manhã e caminhar na direção de, por exemplo, ter uma carreira política ou passar em um concurso público, vá adiante! Só que se a sua opinião é: “Ah, mas pra mim não, pra mim é só um discurso”. Então isso não é um propósito inabalável pra você.

Propósito não é quanto mais nobre melhor. Propósito é quanto mais te move, te motiva pra ação melhor. Agora… quer deixar sua marca pro mundo? Considere sua missão.

Tem dias que eu acordo e o que me motiva a ir adiante é ter o último modelo de celular lançado. Outros dias não, não tem celular que me faça sair da cama! E aí o que me faz sair da cama, o que me motiva para ação, é acabar com a fome, criar um exército de Coaches do bem que batem no peito e vão mudar o mundo lá fora e vão transformar as pessoas.

Tenha uma missão linda! Agora, o seu propósito ele pode ser um celular, um carro, um plano de saúde melhor pros seus pais… ele tem que ser algo que te move adiante.

Se isso faz sentido pra você, me deixa saber aqui embaixo nos comentários! Eu vou adorar saber.

Pra atingir sua missão sendo nível A na parada, quanto mais energia melhor e eu quero deixar aqui um conteúdo sobre rotina para dormir melhor e na hora certa. Acho que você vai curtir e certamente vai ajudar você a se organizar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *