Qual tarefa fazer primeiro: a mais fácil ou a mais difícil?

Vamos falar de qual tarefa fazer primeiro… eu começo o meu dia pelas tarefas mais fáceis? ou eu começo pelas tarefas mais difíceis? Faço primeiro as grandonas ou as pequeninhas? Por onde eu começo? Bora falar disso 🙂

Eu sou um ser humano único, orgânico, assim como você também é único, beleza? Cada um é único. E, um dos grandes erros que eu visualizo, é querer fazer uma receita de bolo padrão, que sirva para todos os seres humanos. Se liga nisso:

Eu e todos os alunos da Academia da Produtividade temos um caderno da Folha de Produtividade A e lá, eu adoro marcar que uma tarefa está feita, o famoso “dar check” 🙂

Só pra você saber… a Academia da Produtividade é um treinamento onde eu ensino você a ter mais resultado com menos esforço e mais equilíbrio e felicidade

Às vezes quando você marca check, acredite ou não, existe um reação química dentro de você, normalmente as pessoas quando marcam check em um tarefa, elas geram dopamina, realização por ter feito aquilo. E quanto mais dopamina é gerada, mais vontade de realizar eu tenho.

Então nessa lógica, faria mais sentido que começássemos os dias pelas tarefas mais simples, porque eu vou marcar check, check, check e uaaaaaaaaw eu sou nível A na parada. E o que isso significa pra mim… que eu vou ter dopamina, vou me sentir super energizado e aí eu vou produzir mais no meu dia, entendeu a lógica? Esse é um ponto.

Porém, algumas pessoas são procrastinadoras, manja o que é procrastinar? A arte de deixar para amanhã! Os procrastinadores tem uma tendência, não é só deixar para amanhã, eles tem a tendência de trazer as coisas mais fáceis pra antes, pra deixar as mais difíceis pra depois.

Então, se você é procrastinador, muitas vezes vai fazer coisas mais fáceis primeiro pra poder adiar a mais difícil. Então, talvez neste caso, faça mais sentido começar pela mais difícil.

“Mas Geronimo, agora você me deu um nó na cabeça”, vou desfazer o nó agora… você tem que ser um cientista de você mesmo, ou seja, escolhe agora: amanhã você vai começar pelas mais fáceis ou pelas mais difíceis? Testa! E depois de amanhã, testa do outro jeito e avalia como você se sentiu, como deu certo para você!

Agora vai lá e testa. O fato é: tem que fazer e lembra… se fosse fácil todo mundo faria 🙂

Um dia eu estava no aeroporto de congonhas e estava fazendo o Instastories e aí lá tinham duas perguntas pra mim bem parecidas. Uma da Letícia e outra do Caio, as duas no contexto de o que fazer quando a sua família não te apoia. Resolvi falar sobre isso… O que fazer quando a sua família não te apoia?

2 Comentários

  1. Iara Aparecida

    Oi Geronimo!
    Sua dica deste vídeo foram super claras e realizáveis, obrigada.
    Queria aproveitar e pedir uma coisa…
    Algumas dicas para nós, mulheres, para não perdermos o foco nos dias mais sensíveis. Parece meio tosco um homem falar sobre isso, mas esse pequeno desequilíbrio atrapalha.

    Responder
  2. Beatriz Aparecida Silva Leite Borges

    Excelente a forma como você aborda os assuntos. Irreverente divertido e que nos faz ter vontade de conhecer mais. Obrigada pela sua contribuição. Grande abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *