Rotina matinal: decisiva para o curso do seu dia

Olha só, algumas semanas atrás eu postei um texto falando sobre os 6 ladrões de energia que prejudicam o seu dia a dia, e preparei um PDF sobre rotina matinal. Como esse tema dá mais pano na manga, resolvi dividir contigo hoje o que é e pra que serve uma rotina matinal.

Deixa eu explicar alguns pontos antes pra você entender claramente o que é a rotina matinal e se funciona ou se não.

Pensa assim… Vamos imaginar que a gente tem cinco níveis de energia, e que temos um basal tradicional, ou seja, um nível médio de energia. Existem pessoas com níveis altos e baixos de energia, mas vou dar um exemplo de uma pessoa com um nível mediano de energia pra você entender melhor, beleza?

Ao longo do nosso dia, vários acontecimentos nos levam pra cima ou pra baixo. Quanto mais você permitir que seu sistema (seu organismo) eleve energia, emoção e controle interior, além de procurar reverter a tendência de abaixar o seu nível energético, mais provável que no final do dia você termine com mais energia orgânica do que normalmente.

Se liga… acordei e abri meus olhos! A partir desse momento, praticamente tudo o que você fizer, pensar, olhar e permitir que chegue até você de fora pra dentro influenciam todo o seu dia.

Agora vou falar de quem tem o costume de acordar e já mexer no celular… Não sei se existe um sistema mecânico que aciona ao abrir os olhos e que funciona no braço, porque é só acordar que o braço da pessoa já esticou pra pegar o celular e ver as últimas mensagens!! A chance de ter alguma notícia triste, chata, ou mesmo que você não queira ver é muito grande. O que acontece quando você entra em contato com conversas, notícias ou qualquer outra coisa negativa? Você eleva as chances de ter um dia pra baixo.

E tem mais: normalmente a regularidade de ficar olhando o whatsapp (ou qualquer outra rede social) tá ligada a procrastinação, a não fazer o que tem que ser feito. Muitas pessoas se sentem mal porque ficaram muitas horas do dia nas redes sociais. É difícil sair desse ciclo, eu sei, mas pra tudo tem uma solução!!

Quando você estabelece uma rotina matinal, em linhas gerais, dá mais energia, domínio interior, paz e serenidade pra que você inicie o seu dia pra cima. É você ter uma ordem estabelecida de atividades pra fazer assim que você abre os seus olhos.

Vou dar o exemplo baseado na minha rotina (tomara que a Paty, minha esposa, não leia esse texto hehe)… Meu despertador tá programado pra tocar e dar um intervalo de 9 minutos até o outro alarme, e a primeira atividade do meu dia é ficar esses minutos agarrado na Paty depois de acordar. Assim que esse tempo acaba, eu sento na beira da cama e exerço a gratidão pelo dia que está começando. Levanto e vou até a cozinha fazer um copo de água com limão pra mim e pra Paty, tomo alguns suplementos, limpo o xixi dos meus cachorros, rego e converso com as minhas plantas (isso mesmo, eu converso com elas hehe), medito, faço atividade física, assisto um TED em inglês pra treinar o idioma e aí eu começo o meu dia.

Tudo isso que eu acabei de falar contigo leva em torno de 50 minutos ou 1 hora. Olha só, do momento em que eu abri o olho até o momento em que eu começo o meu dia (por volta de 7 horas da manhã) eu já estou com o nível de energia lá no alto, ao contrário de pessoas que começam o dia resmungando, nas redes sociais e comendo o que não devem.

Em resumo, a rotina matinal é a ordem pré-estabelecida de atividades que servem pra você ligar o seu organismo e começar o dia com muito mais energia, tendo uma duração entre 30 minutos e 1 hora. Tudo o que ligue você a energias negativas deve ser evitado nesse momento, já citei alguns exemplos aqui.

O que é bom ter nessa rotina? Meditação, atividade física e o que eu chamo de momento de gratidão (não importa se envolve religião ou não, esse é um momento pra você ser grato por algo que tá acontecendo na sua vida).

Eu sei que às vezes é difícil mudar, há anos eu estudo sobre o que faz o ser humano conseguir mudar pra ter uma vida melhor e o que faz o ser humano não conseguir mudar. A escolha é: começar o dia com uma rotina matinal ou começar o dia “deixando a vida me levar”?

Fez sentido pra você isso que eu dividi contigo? Comenta aqui embaixo o que você faz assim que acorda, se já tem uma rotina matinal!! Vou adorar ler o que você escrever pra mim 🙂

Acho que você pode curtir esses outros posts…

2 técnicas simples para ter mais disciplina

6 ladrões de energia que prejudicam o seu dia a dia

3 aplicativos que aumentam o meu foco

O que as mentes pequenas fazem com o seu sonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *