Rotina para dormir melhor e na hora certa!

Eu vou falar contigo como que você cria uma rotina para dormir melhor e na hora certa. Eu não sei se o que você quer é dormir melhor ou se é dormir na hora certa mas de um jeito ou de outro eu vou falar das duas coisas pra você agora.

O primeiro ponto que você tem que saber, e é muito importante falar disso, é que eu não tô falando aqui de pessoas que têm problemas orgânicos, doenças, dificuldades ou problemas pra dormir. Não é disso que eu tô falando.

Eu quero falar de pessoas que por alguma razão ou outra têm dificuldade pra dormir, ficam girando na cama igual bolinho de arroz, manja bolinho de arroz? Vira pra um lado, vira pro outro… deita e não consegue dormir!

A pessoa até quer dormir cedo, vai pra cama, não consegue dormir e começa a pensar assim: “Caraca e amanhã como é que vai ser isso”. Amanhã chega e tá cansado, sem energia.

Isso já aconteceu comigo e vou dividir contigo medidas simples que eu mesmo aplico pra mim e vários alunos da Academia da Produtividade já aplicaram e ajudaram eles a dormir mais cedo e a dormir melhor.

Normalmente o que a pessoa quer é dormir melhor, mais cedo, ter mais qualidade de sono pra ter mais energia orgânica no dia seguinte.

O primeiro passo pra você dormir melhor não é definir a hora que você vai dormir. Aliás, talvez esse seja um dos maiores erros das pessoas que querem dormir mais cedo… começar pela definição da hora que vai dormir

A primeira coisa que você tem que saber é que horas que quer acordar. Entende o ponto? Olha que interessante… “qual é o certo da hora de acordar, Geronimo?” Não existe!

Só pra você entender e a gente passa para a segunda etapa, vamos imaginar uma pessoa que gosta de acordar todo dia as 7h da manhã. Beleza, definimos o horário para acordar.

Agora sim eu vou pra segunda pergunta, que é um pouco diferente do que as pessoas normalmente se fazem. Pra eu acordar as 7h, que horas eu preciso dormir pra estar inteiro nesse horário?

Normalmente aqui, também não tem certo ou errado, as pesquisas mostram que as pessoas precisam dormir em média de 7 a 8 horas. Agora tem gente que diz que dorme 6 horas e tá inteiro. Cada um tem sua unidade orgânica, né?! Eu sou único, você é único!

Então, você vai se perguntar… que horas eu preciso dormir pra acordar as 7h inteiro? Vamos imaginar que você seja uma pessoa que precisa de 8 horas de sono. Pra eu acordar as 7h amanhã, eu preciso dormir que horas hoje? Eu preciso dormir as 23h do dia anterior.

Massa, agora eu já entendi a hora que eu preciso dormir… mas é dormir babando, beleza? Eu tenho que estar ‘zzzzzzzz’, dormindo verdadeiramente, não é deitado na cama, é dormindo!

Tamo junto até aqui? Show!

Agora a terceira pergunta… pra eu dormir as 23h da noite, que horas eu preciso estar na cama? Se liga na pergunta: pra eu dormir as 23h da noite que horas eu preciso estar na cama?

Eu, Geronimo, por exemplo, preciso estar 30 minutos antes ou até menos, com 20 minutos na cama, eu durmo. Tem gente que não, precisa de 3 minutos! Agora tem gente que precisa de 1 hora.

Porque se ela não deitar 1 hora antes, ela fica um bolinho de arroz, lembra? Vira pra cá, vira pra lá… fica ansiosa!

Então vamos imaginar que seja 1 hora antes… pra eu dormir as 23h, eu preciso estar na cama as 22h. É o teu mundo, tá? Aqui pode ser 20h, pode ser 22h, 21h.

Vamos pra próxima pergunta. Pra eu estar na cama as 22h, o que que eu preciso fazer 1 hora antes?

Aqui eu vou te dar a dica de ouro. Normalmente a maioria das pessoas que adotam o hábito de ficar completamente sem eletrônicos ou ao menos sem celular, estão muito mais propensas a conseguir ir pra cama na hora se elas, 1 hora antes, se desconectarem do mundo digital porque elas começam a desacelerar o sistema.

Pra você pode ser diferente… pode precisar ter jantado, tomado banho ou feito dever com os filhos.

E funciona assim… você vai voltando. Na próxima pergunta, você volta mais um passo. O que eu tenho que fazer antes e que horas pra que as 21h da noite eu esteja pronto pra me desconectar do mundo digital?

Ahhhhhhhhh… você já entendeu a lógica!

Tem muita gente que vai falar assim: “Geronimo, para as 21h eu me desconectar, eu preciso ter 30 minutos antes de WhatsApp pra eu ficar em paz”.

Tá bom… fique! Se isso é o que vai te dar paz, fique meia hora no WhatsApp. Só que, pra ficar meia hora antes no WhatsApp em paz, às 20h você precisa já ter feito minha atividade da faculdade ou já ter feito o dever de casa com as crianças.

 

Se liga… até você chegar no último elemento, tem muita gente que chega sabe onde? No café da manhã do dia anterior. Ou seja, do começo do dia pra conseguir dormir às 23h da noite.

Eu não sei até onde você vai chegar, mas você é inteligente, já entendeu a lógica que é não decidir a hora que você vai dormir. É começar pela hora que você vai acordar e vir voltando até a hora que você quiser para ter uma noite de sono equivalente ao tempo necessário para você acordar bem disposto.

Faz aí o seu planejamento e se não conseguir implementar tudo isso aqui de uma vez tá tudo bem. Implemente uma coisa de cada vez. Defina a hora que você vai dormir, depois defina que horas você tem que estar na cama pra você dormir esse hora e em seguida pra dormir na hora que você gostaria que horas você deveria estar na cama

Topa o desafio de dormir na hora boa? Se você topa, escreve aqui embaixo pra mim assim que topa dormir na hora boa! Bom sono pra você 🙂

Ah… se liga, quero dividir contigo agora como eu organizo o meu dia para ser mais produtivo. Isso influencia diretamente na rotina para dormir melhor!

6 Comentários

  1. APARECIDA

    Eu coloquei até um alarme para lembrar do horário que preciso ir para a cama, mas, nunca obedeço! A partir de hoje irei fazer diferente! Obrigada pelas dicas!

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  2. Larissa

    Adorei a dica! Eu não tenho nenhuma dificuldade de dormir: simplesmente deito e apago. Meu problema é ir pra cama. Sempre tem alguma coisa pra fazer! Ou então a internet me suga e eu estou à toa, mas cheia de cansaço. Adorei a ideia e vou começar a praticar isso hoje 🙂

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  3. Faaaallaaa Gerônimo!

    Ótimas dicas! Vou fazer essa engenharia reversa com os horários para tentar melhorar meu sono. Durmo bem tarde e acordo bem cedo. Às vezes, quando durmo cedo ou acordo mais tarde, sinto estar perdendo tempo para fazer outras coisas !!!
    Como posso melhorar isso! Estou fazendo a AP e estou gostando muito!

    Abraços
    Ricardo Fadini
    Vila Velha ES

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  4. Cintia

    Muito bom! Tem noites que eu deito e durmo. Mas ultimamente tenho sido bolinho de arroz rsrsrsrsr… Vou aplicar essa técnica! Obrigada!!!

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  5. Vitor

    Excelente !!! So uma coisa… é o ideal definir hora de acordar e de dormir todo dia? Acredito q sim, pois vira habito, daí n tem dificuldades em acordar.. mas queria sua opiniao…

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