Como Desenvolver a Inteligencia Emocional

Como controlar as emoções, como desenvolver a inteligência emocional? E porque isso é importante pra nós?

Nesse artigo, vamos desvendar o que significa inteligência emocional e o que você pode fazer na prática para cultivar ou aumentar a inteligência emocional, para usá-la a seu favor. Uma das chaves para o sucesso em qualquer área da vida é ter a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e se beneficiar disso, então segue comigo!

O que vou compartilhar com você aqui não é uma teoria, é pra você entender na prática e saber o que tem que fazer pra começar a desenvolver isso em você.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é um termo que passou a ser difundido depois da publicação de um livro de Daniel Goleman.

Às vezes a gente tem a percepção de que uma pessoa com inteligência emocional é aquela que melhor controla as suas emoções, mas não é bem isso.

Deixa eu explicar melhor!

Existem 3 situações que podem acontecer na nossa vida… algum acontecimento no dia pode me gerar uma emoção que faz eu explodir… o primeiro elemento da equação é: quanto tempo você demora pra explodir diante de uma situação?

Ex: você está no trabalho, daí alguém começa a falar uma coisa que você não gosta… qual o tamanho do seu pavio, o quão rápido você explode?

Segundo elemento: depois de explodir, o quão fundo você vai depois que explode? Lá no fundo do poço?

Terceiro elemento: quanto tempo você demora pra retornar ao seu estado normal?

Vamos pensar numa situação concreta!

Você acordou de manhã, saiu de casa todo feliz, abriu a porta, chegou na garagem… o pneu do carro está furado!

Algumas pessoas tem o pavio tão grande, elas tem um controle tão grande da emoção, ou adquiriram tanta habilidade de não se aborrecer com coisas pequenas que elas não explodem, elas simplesmente trocam o pneu do carro e vão embora. Outras pessoas já explodem: “poxa, logo comigo!?”. Algumas pessoas explodem mas não vão tão fundo e outras vão muito fundo e passam o dia inteiro remoendo o acontecimento, demoram pra retornar pro seu estado normal.

Então, a pessoa que tem inteligência emocional é uma pessoa capaz de lidar com suas emoções, não quer dizer que a pessoa não vai ter emoções. Uma pessoa emocionalmente inteligente consegue lidar com esses cenários de uma forma melhor do que outras e, percebe no outro o que tá acontecendo com ele.

Ou seja, uma pessoa que tem um bom coeficiente emocional demora pra explodir. Quando ele explode, não vai fundo na emoção, e volta ao seu estado normal rapidamente.

Então, porque que eu, você e outras pessoas precisamos desenvolver esses elementos?

Inteligência Emocional no Mercado de Trabalho

Aqui no Igt Coaching, quando a gente contrata um colaborador, um funcionário, é muito mais importante ele ter o perfil de foco na solução dos problemas, de gerenciar adequadamente o pavio , a profundidade e a volta ao estado normal do que , por exemplo, saber mexer numa planilha do excel.

É muito fácil pagar um curso pra pessoa aprender a lidar com o excel, mas nem sempre é tão fácil fazer uma pessoa ser emocionalmente inteligente. Entende o ponto?

O mundo corporativo, hoje, valoriza muito pessoas que tem inteligência emocional, são pessoas boas para o ambiente de trabalho.

Muitas vezes é melhor você participar de um treinamento de inteligência emocional do que participar de um treinamento de excel. Mesmo que você domine um programa útil para sua função, você precisa desenvolver sua inteligência emocional. Se não, chega no trabalho, explode, fica com raiva do amigo, o chefe fala alguma coisa e a pessoa vai lá no fundo, passa 3 dias pra se recuperar. Uma pessoa assim não serve para uma empresa, daí a pessoa é desligada.

A inteligência emocional serve pra todas as áreas da sua vida. A gente tem que aprender a gerenciar as nossas emoções.

Ficou claro pra você o que é inteligência emocional?

Então, de forma bem resumida, inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e lidar com eles. Não é não ter emoção, é perceber quando está a ponto de estourar e conseguir reverter a situação. Saber lidar com as situações do dia a dia.

Como desenvolver inteligência emocional?

Essa é uma dica muito importante pra você dar seus primeiros passos!

Eu ensino, através de uma imersão de três dias isso que vou compartilhar contigo. Obviamente não consigo explicar tudo aqui, mas essa dica é muito importante pra você começar!

Existe uma palavra que vai fazer a maior diferença nessa jornada sua em busca de melhorar sua inteligência emocional. Entenda que a I.E. deve ser uma prática na sua vida… então a palavra de ordem pra você começar agora a desenvolver a inteligência emocional é CONSCIÊNCIA!

“Ah, Geronimo! Como assim consciência?”

A partir de agora, comece a prestar atenção no processo que acende o seu pavio. Exemplo: “caraca, quando as pessoas começam a falar em tom de ironia meu pavio vai acendendo, começo a sentir um algo no estômago”. Você começa a se tornar consciente do que vai estourar o seu pavio.

Explodi, mas não consegui tomar consciência do meu pavio! Mas tive consciência de que explodi. Ótimo. Eu só posso lidar com aquilo que eu tenho consciência.  

O super herói no desenho animado. Quando ele tá enfrentando um inimigo invisível, ele passa o desenho todo tentando jogar uma tinta ou um lençol no inimigo… pra enxergar o problema.

Isso por si só vai fazer extrema diferença pra você começar a desenvolver sua inteligência emocional.

Se isso fez sentido pra você, deixa um comentário aqui embaixo! Eu sempre leio!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *