Como vencer a zona de conforto?

Hoje eu vou falar contigo sobre zona de conforto e como ela age na nossa vida. Não sei se você já tentou sair dessa área de segura, mas é muito comum que várias pessoas não consigam alcançar o que elas querem para as suas vidas justamente por causa da dificuldade de lidar com isso. Vou contar uma história pra você sobre como eu saí da minha zona de conforto.

Olha só, eu lembro quando a gente decidiu dormir mais cedo lá em casa. Por diversas razões a gente dormia um pouco tarde, e aí o dia seguinte acabava ficando comprometido, porque a gente acabava acordando tarde também. Ou pior, a gente usava despertador na tentativa de levantar mais cedo e passava o dia se arrastando.

Pra mim e pra Paty (minha esposa) aquilo realmente era estranho, mas a gente acreditava que tava sendo guerreiro vivendo daquele jeito. Foi aí que nós decidimos então dormir um pouco mais cedo para que o corpo se organizasse. O que aconteceu nos primeiros dias? Eu não tinha sono, simplesmente ia pra cama e ficava me perguntando o que fazer. E eu descobri como a zona de conforto realmente age.

Funciona assim… imagine que você leva a sua vida dentro de uma área de segurança, que é nada mais nada menos que a zona de conforto. Você tem a sua, eu tenho a minha. Tudo que acontece na sua vida está dentro da sua zona de conforto, e aí quando você resolver fazer algo que leva você para fora da sua zona de conforto (que no meu caso era dormir mais cedo), aquela atividade não vinga.

No meu caso, eu curto dormir mais tarde. Tenho dois filhos pequenos, e quando eles dormem lá pelas 20h ou 21h, a casa fica só pra mim! Posso jogar meu videogame sozinho (adoro jogar com meu filho João, mas tem horas que eu quero jogar só) e ler com tranquilidade. Se eu dormisse mais cedo, eu me perguntava quando eu ia poder fazer o que eu queria no meu tempo livre.

O meu cérebro nesses momentos buscava razões para eu voltar à minha zona de conforto, e é assim que a nossa área de segurança funciona. Existem vários estudos que mostram que se você persistir num hábito diariamente, o seu cérebro demora de 21 a 70 dias para transformar aquilo em um novo costume, um novo hábito.

Toda vez que você tenta sair da sua área de segurança, seja para emagrecer, para acordar mais cedo, para ser um Coach de sucesso ou para fazer atividade física, o que vai acontecer é que o seu cérebro vai dar muitas razões para você voltar à sua zona de conforto. Alguns exemplos disso são falas como “eu trabalho demais”, “não posso tirar esse tempo pra mim” e “segunda-feira eu começo”. O seu cérebro faz isso para o seu bem, acredite!

O que acontece quando você persiste em algum novo hábito? A sua zona de conforto começa a se mexer depois dos 21 dias. Ao invés de você ter que retornar ao ponto de partida, a sua zona de conforto é que vai expandir, e você vai sentir a mesma segurança que sentia antes com mais uma atividade que se tornou natural para você.

Nós passamos a insistir e dormimos mais cedo, e chegou uma hora que aquilo virou o meu novo hábito, a minha nova forma de viver. A minha zona de conforto se transformou em dormir cedo. Você não precisa retomar as suas atitudes de dentro da sua zona de conforto, é só persistir um pouco mais e o seu cérebro vai transformar aquela atividade estranha a você em algo natural depois de um tempo.

E aí, curtiu? Fez sentido pra você? Comenta aqui embaixo algum hábito que você conseguiu estabelecer na sua vida e como você fez pra conseguir isso!! Vou adorar ler o que você escrever pra mim 🙂


Olha só, acho que você pode gostar desses outros temas…

O poder das palavras. Será?

Plano de ação: o que é e como montar um

O segredo para ter uma vida mais saudável e feliz

Por que as pessoas desistem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.