94 Comentários

  1. Hebert Domingues

    Fala Geronimo
    Este artigo fez sentido para mim.
    Abraços.
    Hebert

    Responder
  2. Neuza Maria Costa Rezende

    Realmente , eu me achava uma pessoa lenta, porque só sei trabalhar focada, não sei interromper uma tarefa para fazer outra ou fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo. Sei que as minhas atividades perecem atenção total. Eu trabalho na área contábil.

    Responder
  3. Janete

    Sou multi tarefa no serviço, e em casa. fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, e sem querer comecei a adotar um habito para ter concentração e produtividade principalmente,ao chegar no serviço, pego folha e vou anotando as prioridades do dia, só depois me dedico a face e outras distrações. já consigo me concentrar melhor,mas realmente o cérebro puxa e muitas vezes inconsciente tu abre o face e outros, e te pega perdendo muito tempo. mas chegamos lá.

    Responder

  4. Verdade Geronimo Them faz muito sentido eu mesmo faço isso abro bastante abas para ver ao mesmo tempo.

    Responder

    1. Parabéns Geronimo, e como disse no comentário do artigo anterior, Obrigada!

      Mas de nada adianta ler sem o fazer. Portanto a partir de hoje, iniciarei o modo mono tarefas nas horas das refeições!
      Farei o possível para conseguir!

      Responder

  5. Geronimo, você escreveu esse artigo para mim, meu amigo! Nossaaaaaa… Estou chocado… Sou tão Multi-Tarefa, que nem ler artigo na web e leio… Mas, li o seu todo, e fez MUITO Sentido para mim. Tenho algumas frentes de trabalho e ter cerca de 20 abas na minha máquina, até hoje era normal. Amanhã e graças a você, não mais.

    Gratidão mais uma vez.

    Responder
  6. Henrique Lemos

    Olá …… Eu me vi nesse texto , sou um micro empresário e como VC disse , me sinto um coringa , um turbilhão de pensamentos e tarefas em minha mente e percebo que minha produção não corresponde ao estresse causado , vou acompanhar seus textos e praticar
    Um grande abraço e obrigado por dividir seus conhecimentos

    Responder
  7. Vinícius

    Oi Gerônimo, sou Vinícius Almeida, estudante de Direito e ao mesmo tempo empresário junto com minha mãe, enfim, minha cabeça sempre foi um amontoado de ideias e propostas, sempre que paro para fazer algo, seja estudar, pesquisar, planejar, me perco em meio aos meus pensamentos e acabo não fazendo por completo nada que me proponho a fazer. Em meio as tarefas eu me pego lembrando de algum problema da empresa que acaba me tirando do foco e me levando a outro que por sua vez não me prende nem por 10 minutos. Tenho sofrido muito com esses problemas pois desde pequeno eu me distraio muito facilmente, os estudos sempre foi tarefa difícil pra mim. Li seu artigo agora, tentarei seguir seu conselho ao máximo, espero realmente não ser um daqueles casos em que somente os medicamentos deem jeito. Meus parabéns pelo artigo e sucesso sempre!

    Responder

    1. Caro Vinicíus, me vi em suas palavras, por um lado é bom ter tantas idéias e propostas, o que falta pra nós é separar as boas e focar na concretização. certa vez vi um vídeo de Amir Klink que fala sobre o planejador e o realizador. Planejar é importante, mas realizar é mais ainda!
      Dica: Pra me ajudar a manter o foco por mais tempo tenho usado a técnica da Tomatina, um timer que vc pode programar para a realização de uma tarefa e depois vc tem um període de descanso (como se fosse um prêmio pela determinação). Vc encontra esses apps na Playstore!
      Abraços e sucesso!

      Responder
  8. Sergio

    Nossa!!! Sensacional esta sua idealização , e melhor ajudanddo outras pessoas, espero seguir essas dicas para ser uma pessoa que produz mais, pq atualmente ,sou dez pessoas ao mesmo tempo…

    Responder
  9. Cristina Queiroz

    Oi Geronimo!
    Adorei ler seus textos!
    Sempre fiz trezentas coisas ao mesmo tempo e percebi ha alguns dias que isso me deixava muito ansiosa… como havia bastante coisa pra fazer, ficava preocupada com essas coisas até mesmo durante o banho. O fato é que exijo muito de mim mesma.
    Estou me policiando quanto a isso e o seu texto foi mais um elemento na construção da minha organização.

    Abraços,
    Cris

    Responder
  10. FERNANDO BONIN

    Muito bom este artigo!
    Eu sou multi! E, realmente percebo que faço, faço, faço e nada faço.
    Vou experimentar ser mono para ver como me saio, rs.
    Valeu Geronimo!

    Responder

  11. Oiê Gerônimo!

    Também sempre achei que ser multi-tarefas era uma qualidade e nunca parei para pensar se isso me tornava mais produtivo. Escrevi um artigo, inclusive dizendo que o mundo nos exigia isso, ainda não publiquei kkkkkk. Depois que encontrei seus vídeos e o seu blog, comecei a repensar entre ser mono e concluir mais tarefas (uma de cada vez) ou ser multi! No meu caso, será que sou produtiva? E realmente descobri que muito das minhas multi-tarefas não são concluídas e algumas ficam perdidas em uma folha de papel.
    Então resolvi na data de hoje, 06 de março de 2016, mudar esse cenário! Volto depois para compartilhar minha experiência em ser mono, como foi e como estarei no futuro próximo. Espero que muito produtiva, pois só assim aproveitarei todas as frações de segundos que tenho.

    Agradeço pelo compartilhamento!

    Responder
  12. Carlos Cesar

    Compartilho de experiência muito parecida, antes também era multi-tarefa e agora procuro ser muito mais mono-tarefa e minha produtividade em estudo (estudo para concursos) tem aumentado bastante. Também já ouvi muitas pessoas falando que o mono-tarefa é mais “lento” ou menos produtivo, quando na verdade acaba ocorrendo o contrário e as tarefas são concluídas mais tranquilamente e mais bem feitas, na próxima usarei também o seu texto como argumento, obrigado =)

    Responder
  13. Fernanda

    Nossa, eu sou super mega ultra multi tarefa. Você me descreveu perfeitamente. Meu pc tem váriaaass janelas abertas, em meio a contratos sendo digitados, ligações, mensagens no celular, e-mails, uma loucura, mas no final do dia vejo que não consegui cumprir todas minhas tarefas anotadas no dia anterior. Adorei tudo que li. Parabéns. Começo minha mudança amanhã. Obrigada.

    Responder
  14. SIDINEI AMADIO JR

    Gratidão Geronimo, já havia percebido quanto esse hábito é nocivo ao meu desempenho, mas com sua orientação fica facílimo alterar esse comportamento. obrigadoooo

    Responder
  15. Golby Pullig

    Oi Geronimo. Estava vendo a tua palestra no CONAPNL e cheguei até aqui. Fiquei feliz que uma descoberta minha, uma vivência pessoal, esteja sendo colocada em prática por outras pessoas. Desde o primeiro dia do ano tenho praticado a executar tarefas únicas, pelo meu bem-estar e produtividade realmente percebi que meu trabalho melhorou muito. Valeu o reforço. Vou continuar com a meta de produzir mais e melhor fazendo uma coisa de cada vez, eu que era a rainha das tarefas múltiplas. P.S.: Procurei e não encontrei a opção para bloquear os sites. Passa a dica, por favor? Grata, um abraço. Virei leitora do blog.

    Responder
  16. Melissa

    Fez muito sentido para mim! Sou multitarefa, tenho pensamento em rede… Vou experimentar me focar em uma coisa de cada vez 🙂

    Responder
  17. Clenir

    acabei de descobrir que sou multi ou multiiiiiiiiiiiiiii…. Vou começar agora!
    Abraços. Grata pelo artigo.

    Responder
  18. Lilian

    Gratidão Geronimo! Esse post foi feito pra mim… Rsrsrsrs! Sensacional! Quero ter essa habilidade mono-tarefa enquanto me preparo pro meu concurso!

    Responder
  19. Rita

    Hahahaha O seu artigo está sendo um treino para eu ser mono-tarefa. Estou focada nele enquanto o Whats e o face apitam novas mensagens… Obrigada mais uma vez…

    Responder

  20. Oi, tudo bem? Eu estou no 3º ano do Ensino Médio e sempre tenho problemas de estar fazendo alguma coisa, como por exemplo lendo um livro ou artigo, e começar a pensar em outra coisa. Esse artigo foi realmente muto bom, porque algumas vezes eu realmente conseguir fazer apenas uma coisa e percebi resultados melhores, então a partir de agora pretendo eliminar todas as minhas distrações e viver apenas o presente. Não pretendo mais parar de ler um livro para pensar o que meu concorrente está fazendo. À partir de agora, serei uma pessoa mono-tarefa.

    Responder
  21. Felipe

    Muito interessante! Nem sempre quantidade de tarefas gera qualidade e efetividade!

    Responder
  22. Mariana Barbeto

    Faz todo sentido pra mim!
    Vou começasse a alcançar sem levar o celular comigo…
    😀
    Gratidão 😀

    Responder
  23. diego moura

    sao pequenas coisas que agente as vezes nem percebe que pode nos favorecer ao inves de nos prejudicar assim como o exemplo que vc acabou de falar como nao usar o celular quando estiver almoçando.

    Responder
  24. Michel Freitas

    Muito interessante Gerônimo, me identifico muito com esse jeito errado de ser multi-tarefa. Observando melhor esse tópico, vejo que ser assim nos deixa muito mais ansioso e despreparado para agir da melhor maneira quando se é necessário.
    Parabéns pela ótima dica.

    Responder
  25. Jenifer - Realização Financeira

    Verdade. Sou multitarefas e nesse momento estou com varias abas abertas, fazendo varias coisas ao mesmo tempo e com o telefone do lado. agora que terminei de ler seu post vou ver na minha lista de tarefas o que não fiz ou comecei fazer e não terminei. Precisava de alguém me mandar fazer o que sei que já deveria ser feito 🙁
    Obrigada

    Responder
  26. THAÍS

    Eu sou muito multi tarefa e sempre me orgulhei disso. Há um tempo li ou assisti algo sobre a queda de produtividade quando estamos “multitarefando” e busco focar desde então…eu me esforço, mas quando vejo, já estou fazendo mil coisas novamente. Aliás, enquanto lia o artigo me segurei para nao abrir uma outra pagina para ir conectando o banco para pagar uma conta…rssss
    Comprei o livro Produtividade para quem quer ter tempo e estou acompanhando os seus artigos e vídeos por aqui, já estou conseguindo mudar algumas coisas…a multitarefas é meu maior desafio…
    VAMOOOOOOOOOO

    Responder
  27. JOSELIA MARIA BITENCOURT DE SOUZA

    Identificação total, sou tão assim que nem sei por onde começar. Mas vou começar pelo sono, vou dormir, porque hora de descansar não é hora pra pensar nos problemas que não poderão ser resolvidos neste horário.

    Responder
  28. Ana Dumon

    Gerônimo, sou exatamente essa pessoa que aprendeu a fazer 3 coisas ao mesmo tempo. Um dos principais malefícios é a eterna sensação de que todo pedacinho de tempo tem que ser aproveitado , o que é angustiante e estressante.
    Gostei muito do artigo.

    Responder
  29. Bia Witte

    Estou a uns meses trabalhando nisso já. Tentando deixar de der multitarefa para produzir. Dividida entre mergulhar de cabeça no que gosto mesmo (culinária), ou continuar no emprego público, ou mudar para outro cargo de emprego público depois de quase 12 anos em um…
    Estou aos poucos mudando o meu modo de pensar, porque sei que hoje ele é o que mais me impede de ter uma vida completa e seguir adiante. Ele que amedronta, ele que paralisa. Não é fácil brigar com os meus pensamentos, sei que não é fácil pra ninguém…Ele quer me roubar a alegria até nas horas que está tudo bem. Luto com ele todos os dias.

    Responder

  30. Eu era muitoo multi-tarefas! :0

    Já venho me policiando a um tempo, fiz agora em Janeiro de 2016 a formação em Master PNL e me ajudou muito a melhorar o meu estado de presença, dentre outros fatores.
    Agora estou no meio da formação em Coaching e estou realmente sentindo e estudando sobre o poder do foco, da realização.
    Isso é LIBERTADOR!!!
    É incrível como quanto mais disciplina você tem, mais livre você se torna!
    Procrastinar é uma prisão de coisas ruins, resultados ruins, sentimentos ruins…
    Quanto mais você realiza, mais feliz você fica. Muitooo melhor sentir a dor da disciplina ( q sempre vai te trazer algo produtivo) do que a dor do arrependimento que só te puxa p baixo.
    Tenho o desejo de cada vez mais despertar nas pessoas, a consciência da auto responsabilidade, esse é um dos legados que quero deixar!
    Faz sentido p você??
    Fazer sentido, é cada dia mais encontrar o sentido da SUA vida, do que é verdadeiramente ecológico para você!

    Responder
  31. Gustavo Ribeiro

    hehe, esse negócio de ser mono-tarefa é complicado, porém eu imagino o quão gratificante seja conseguir ser assim. Eu noto o problema em ser multi-tarefa porque eu sou assim rs
    vou me esforçar para mudar isso, a partir de agora. Valeu.

    Responder

  32. Preciso ser monotarefa no meu lançamento Geronimo… Valeu pelas dicas!!
    Tenho um poredoso meio para isso… Estou com a corda no pescoço!

    Responder
  33. Liliane

    Fazer uma coisa de cada vez. Assim podemos nos concentrar e fazer as coisas com mais qualidade em menos tempo. Outra coisa que aumenta muito minha produtividade é ir para o trabalho com os problemas pessoais resolvidos, pois a cabeça fica livre para pensar só no trabalho.

    Responder
  34. Antonio Sousa

    Geronimo. Bom dia.
    Gostei muito do seu artigo. Como deixar de ser multi-tarefa.
    Este artigo, foi muito bom para mim. Eu já estava eliminando algumas coisa e focando no meu objetivo.
    Agora sei o que estou fazendo e para onde estou indo.

    Responder
  35. Carlos Augusto Barbosa

    Eu sempre desconfiei da eficácia e da eficiência do multitarefas. A primeira: todo multitarefas é louco, estressado até o gogó. Seu eu já tinha e usava a função mono, agora é que vou da de pau!

    Responder
  36. Daniel Gurgel

    Fez muitíssimo sentido pra mim! Preciso me concentrar exatamente no meu sonho de ser um Auditor Fiscal e programar estudar diariamente, pois o tempo está passando e estou ficando pra trás. Att. Daniel.

    Responder
  37. Adriana Silverio Boganha

    Muito bom!!! Assisti sua participação na Novo Tempo, Conexão Jovem e fiquei encantada com seu trabalho!!! Que Deus continue te abençoando muito!

    Estou terminando minha dissertação de mestrado, e abria mil janelas (face, e-mail…), ao mesmo tempo estava com celular não e as vezes ainda ligava a televisão kkkk. E dissertação? Não saia do lugar.

    Desde que assisti o programa, tenho lido suas postagens e me tornando mono tarefa. Resultado? Dissertação quase pronta!

    Responder

  38. Que foda cara, posso te dizer que nunca fiquei tão feliz por alguém ter pego um vôo de avião, voe mais vezes tá?! kkk… vir os 2 artigos e estavam fantásticos. Sou um multizão de primeira, mais depois dessa vou partir de Multi para Mono. Abraço Geronimo e VamoooOOOo !

    Responder

  39. Sou assim também. Um viciado em multi-tarefas, mas não são distrações. O fato é que tenho muitos clientes de consultoria, e demandas completamente diferentes no mesmo segmento – Meio Ambiente.
    Um precisa disto, outro daquilo, e isto resulta em estudos muito diferenciados em curtos espaços de tempo. As vezes estou fazendo 5 coisas ao mesmo tempo. Preciso testas ser mais mono-tarefa, mas não sei bem por onde começar.

    Responder
  40. Alexandre Rodrigues

    Boa Genonimo

    Está é a minha rotina,, mas graças a Deus sou seu novo aluno na academia da produtividades. Vou iniciar a segunda semana amanhã e pode ter certeza que acredito que vou mudar e muito.

    abraço

    Alexandre

    Responder
  41. Priscilla

    Continue fazendo isso por nós,conteúdos de grande relevância…. vamooooo

    Responder

  42. Fala grande Geronimo,
    cara este artigo faz muito sentido pra mim. Estou no mundo do marketing digital a mais ou menos 1 ano e meio e só agora estou conseguindo reduzir mais esse meu estilo multi-tarefa, onde eu estava fazendo um curso, lendo um livro, resolvendo uma situação extra e tudo mais de forma desordenada. Hoje utilizo alguns aplicativos para focar mais em uma tarefa e finalizar ela, mas mesmo assim ainda continuo em busca de melhor performance. Agradeço o conteúdo! Muito válido

    Responder
  43. Sandra Vianna

    Foi bem interessante, também sinto orgulho de ser multi tareefa…. me fez repensar…obrigada

    Responder
  44. Maria Izabel Borges

    Nossa esse artigo foi direcionado para mim, sou mãe, dona de casa ,tenho um home office ….. e fazer tudo ao mesmo tempo realmente baixa a produtividade , alem de ficar exausta. obrigado pelas dicas

    Responder
  45. Cristina

    Olá Gerônimo !
    Hj tentei ser mono no carro: só dirigir. Nada de dirigir assitindo videoaula e respondendo whats e prestando atenção na voz do waze. Resultado: é beeeem menos estressante e, adivinhe, ainda me lembro direitinho do caminho.
    Abraços

    Responder
  46. Glesia Cristinax

    Legal Geraldo,
    Durante minha vida toda, achei que ganharia mais tempo se enquanto aguardava um programa carregar eu fizesse outra coisa em outro programa, mas refletindo vejo que sempre acabava me distraindo e perdendo o time de algumas coisas. Vou iniciar o processo de ser mono-tarefa. Uma coisa de cada vez. Obrigada!!!

    Responder

  47. Descobrindo que meu tempo era melhor aproveitado fazendo uma coisa de cada vez, também fiquei mais feliz por ser mais eficiente!

    Responder

  48. Eu morri de dar risada lendo este post. Eu sou exatamente assim, e por causa disto vivo esquecendo as coisas, não lembro de pegar carregador do celular, e coisas que vou precisar, porque já estou vivendo o passado ou o futuro dentro da minha cabeça. Almoço fazendo várias coisas ao mesmo tempo, e abro mil abas no pc ao mesmo tempo, inclusive agora estou com várias abas de outros posts seus, rsrs. Parabéns pelo seu trabalho, sua paixão tem despertado em mim um interesse em ser um coach também. Sucesso!

    Responder
  49. Rafael de Souza

    Sou multi-tarafe em tudo, rs rs rs rs…. e está cada vez mais complicado manter a produtividade.

    Responder
  50. Léia Kohls

    Bah, me identifiquei total nesse artigo!! já notei esse padrão de comportamento em mim que só me deixa cansada e com o sentimento de não ser produtiva. Agora, lendo esse post. Vou me policiar e pra tornar isso efetivo, vou usar a dica do planejamento do dia, no dia anterior. Gratidão pelo material e sucesso à todos nós!

    Responder
  51. fabia

    Muito interesante me identifiquei bastante queria muito poder colocar em pratica. Mais meu trabalho me obriga a ser mult tarefa acho impossivel pra mim hoje ser monotarefa.😩

    Responder
  52. Patrícia A

    Eu abri o artigo e antes de começar a ler, já tinha aberto outras 3 abas no meu navegador.
    Nem precisei refletir muito para me identificar uma multi tarefa compulsiva, mas que reconhece e vai em busca de melhorar :Dma

    Responder
  53. Everton Cerconvis

    Geronimo, isso foi feito pra mim!!! =D

    Sou Designer, então já imagina como não é, Alt+Tab pra cá e pra lá toda hora, redes sociais, whatsApp, e volta pros programas de edição, e eu me achava como você Fod** ehhehehe

    Obrigado pelo artigo!

    Responder
  54. Thomaz

    Uma simples mudança em deixar o celular dentro da gaveta e só olhar a cada uma hora ou 2 já me ajudou bastante durante o dia a dia.

    Responder
  55. Alessandra Nogueira

    Oi Geronimo!
    Adorei seu artigo. Muito útil pra mim, uma multitarefa agonizante. Enquanto lia, olhei rapidamente para parte superior da tela e contei 3 abas abertas e já estava quase olhando o celular enquanto lia… 🙂 Seu texto prendeu minha atenção e vi que é possível!! Parabéns!

    Responder
  56. Rosilene Luanga

    Estou nesse momento deixando de ser multi, treinando meu cérebro a partir de agora, novos hábitos, porque só se vive uma vez!! Vamoooo

    Responder
  57. Pedro Dias

    Boa Noite Geronimo,

    Eu sou um clássico multi-tarefas, me sinto bem em ser assim. Contudo, concordo com o seu artigo no sentido que devemos fazer uma coisa de cada vez. Muitas das vezes quando estou na minha rotina multi-tarefa me sinto tão ansioso diante a amplitude do que me propus a fazer em um determinado tempo, que acabo , quase sempre, não alcançando as minhas metas. Depois de refletir sobre o seu artigo, vou focar mais em fazer uma coisa de cada vez, e tentar ser mais disciplinado quanto a isso.

    Parabéns pelo artigo. Abraços

    Responder
  58. Rodrigo Attique

    Geronimo parabéns, você é a primeira pessoa que vejo defendendo os ‘Monotarefas’, cheguei a ser ridicularizado em publico porque só fazia uma coisa de cada vez. Em um mundo onde o overload de informações chega a causar depressão, T+.

    Responder
  59. Nayara Coelho Cavalcante

    Preciso disso, preciso urgente. Meu mal se chama ansiedade.

    Abraços!!!!

    Responder
  60. Morena Gabriela Batista

    Acabo de conhecer seu blog, anotei os 10 livros sobre produtividade que você. Acredito que deve ser isso mesmo, pois me considero improdutiva. Realidade: sou advogada e professora universitária. Leciono numa universidade pública 3 manhãs e leciono numa faculdade privada 3 noites. Todas as tarde e as manhãs e noites sem aula eu fico no escritório, alternando entre a atividade docente e a atividade de advogada. Passo o dia entre telefone, computador e tablet, respondendo vários e-mails, corrigindo provas, elaborando aulas e provas, atendendo clientes, protocolizando petições. Ao final do dia. Não raramente, o dia se encerra, a noite chega e saio do escritório de madrugada, sem ter concluído todas as tarefas, mas me sentido exausta por tanto trabalho. Para o próximo ano, meu projeto é um pouco mais audacioso: aprovação e ingresso num programa de Doutorado em Direito. Vou seguindo suas dicas e seu blog para aumentar minha produtividade e atingir meus objetivos! Abraços!

    Responder

  61. Geronimo, tenho seguido você e a cada dia recebo uma novidade para melhorar a minha produtividade, confesso que estava entrando em desespero já, pois nada dava muito certo, além disso, quase tudo que começava, eu parava, mas estou caminhando a firmes passos para me tornar mais produtivo e mono tarefa.

    Obrigado.

    Responder
  62. Ana Carolina

    Geronimo,

    Seu artigo é exatamente o que preciso nesse momento! Estou na reta final de um mestrado e me sinto incapaz de focar em uma única coisa, por conta da quantidade de atividade para fazer em pouco tempo e por ser uma multi-tarefa. Tenho sentido a necessidade de ter mais foco e concentração, pena que meu cérebro ainda insiste em tentar me distrair. Com os problemas pessoais e desmotivações que tenho passado, as distrações se tornam muito mais atrativas, sendo uma “fuga da realidade”, que agora vejo como tem me prejudicado mais do que ajudado.

    Obrigada pelas dicas!

    Abraços!

    Responder
  63. Zêza Gomes

    Muito boa matéria, Geronimo.
    Dicas muito simples e interessantes, que vão ajudar a melhorar a minha qualidade de vida.
    Foi muito bom conhecer o seu trabalho e sou grata pelo que pude assimilar das vivências que você compartilhou.
    Abraço.
    Zêza

    Responder

  64. Vanessa Ritter

    Sou extremamente multi tarefa, trabalhando, comendo, me divertindo e até mesmo cozinhando e sinto que deveria focar em uma tarefa especificamente, luto comigo mesma dia a dia, mas não consigo ser mono tarefa e confesso que me irrito em compartilhar com pessoas mono tarefa. Vou recomeçar minha tentativa e tentar ser mono tarefa. Obrigada pelo post.

    Responder
  65. Vanessa Ritter

    Sou extremamente multi tarefa, trabalhando, comendo, me divertindo e até mesmo cozinhando e sinto que deveria focar em uma tarefa especificamente, luto comigo mesma dia a dia, mas não consigo ser mono tarefa e confesso que me irrito em compartilhar com pessoas mono tarefa. Vou recomeçar minha tentativa e tentar ser mono tarefa. Obrigada pelo post

    Responder
  66. Anderson Pinheiro e Silva

    Minha distracao com a internet é enorme, vc poderia dar mais detalhes sobre esse plugin que instalou? A propósito, ele impede que se acesse a internet por determinado tempo tb ou apenas alguns sites? Especificamente meu problema está em lidar com meus processos semanais, dada a tendência à distracao…
    Abc.,
    Anderson.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.