Como vencer a Procrastinação, Procrastinando

Geronimo, você tá doido cara… Como vencer a procrastinação, procrastinando? Primeiro eu quero falar pra você uma coisa bastante séria… procrastinação é muito mais sério do que a gente imagina.

As pessoas que procrastinam muito, elas tem uma tendência a ficarem mais tristes, ter menos determinação e com o tempo se sentem menos úteis por que ela sente que a vida dela não progride tanto. Procrastinar é algo que verdadeiramente precisa ser olhado com atenção.

Dentro dessa lógica, deixa eu contar isso pra você, tipo uma declaração vai: Eu, Geronimo Theml, sou um baita de um procrastinador! Aaaah Geronimo, eu não acredito, como assim cara, você é um procrastinador? Olha o que você realiza, você é um cara que largou um emprego público, escreveu um livro best-seller, montou uma empresa de um andar inteiro, como é que você procrastina?

Acredite, eu procrastino! E por isso, uso técnicas pra vencer a minha procrastinação, só que se eu distrair, eu procrastino! Se liga, eu vou te dar uma técnica concreta de como que você vence a procrastinação, procrastinando. Só que antes, eu preciso deixar algumas coisas claras aqui pra gente chegar juntos lá na frente!

É o seguinte, procrastinar provavelmente é um sub produto da impulsividade. Eu tô aqui na minha mesa, sentei e vou escrever um e-mail importante, só que quando eu decido escrever o e-mail, eu vou ajeitar uma coisinha ali por que minha mesa tá meio bagunçada (mesa que eu nunca me preocupei em arrumar).

Aí antes de escrever o e-mail, eu resolvo dar uma olhadinha na cotação do dólar, e já que eu tô vendo isso, deixa eu aproveitar pra fazer outra coisa… e aí daqui a pouco eu to vendo o sexo dos dinossauros na época paleolítica e eu definitivamente não sei como que eu cheguei lá e o que eu tinha que fazer ficou pra trás :/

Então a minha impulsividade de ficar mudando de tarefa em tarefa, me fez procrastinar. É como se você assim ó: imagina aquelas gavetas de escritório com um monte de fichinhas e essas fichinhas são o que eu tenho que fazer durante o dia e a fichinha mais importante, que eu tenho que fazer, fica lá atrás.

Aí eu venho fazendo um monte de coisa (resolvendo as outras fichinhas que não importam tanto) e a fichinha importante tá chegando. Na hora que ela chega, sabe o que eu falo? “hum, então é isso que eu tenho que fazer que é importante pra mudar a minha vida” aí eu faço o que com a fichinha? Jogo lá pra trás da gaveta e arrumo um monte de coisa pra fazer antes. Isso é mais ou menos o que é procrastinar, beleza?

Como vencer a procrastinação, procrastinando: a técnica.

Estudos mostram que o mono tarefa é mais produtivo do que o multi tarefa. O mono chega a ser de 20 a 30% mais rápido do que o multi.  Sim, acredite se quiser… o cara que fica de uma tarefa em uma tarefa, produz mais do que o cara que fica fazendo 18 coisas ao mesmo tempo. Beleza?

E aí como eu faço pra vencer a procrastinação, procrastinando… a gente viu que procrastinação é ficar mudando de tarefa de uma coisa pra outra impulsivamente e nunca chegar naquilo que importa, certo?

Quando eu to nesse nível, minhas próprias técnicas não servem pra vencer a procrastinação, eu espalho 6 tarefas que eu tenho que fazer, que são importantes, que eu tenho que fazer, um e-mail, artigo do blog, vídeo que eu tenho que gravar, um texto que eu tenho que ler,  curso que eu tenho que fazer.

Ai o que eu faço… eu procrastino entre essas tarefas. Olha só, vê se faz sentido pra você, procrastinar é pular de tarefa em tarefa, só que se eu não me organizo eu pulo do site, pro meu whatsapp, pra outro site, pra rede social.

E quando eu espalho na minha mesa, tudo o que eu tenho que fazer de vários dias, de vários momentos, eu procrastino entre eles. Mas Geronimo, isso não é multi tarefa? Produzir menos… claro que é.

Agora pensa assim, o mundo não é dicotômico, “ou eu sou mono tarefa, ou eu sou multi tarefa” não! Entre 8 e 80 existem 72 níveis. Se eu não consigo nesse momento ser 8, mono tarefa, focadão, 50 minutos naquela atividade parando 10. Que que eu faço? Entre ficar procrastinando entre nada importante, eu procrastino entre coisas importantes.

Terminou o meu dia, o que que aconteceu? Eu avancei um pouquinho no meu e-mail, eu avancei um pouquinho no meu blog,  eu avancei um pouquinho no meu vídeo, eu avancei um pouquinho nos contatos que eu tinha que fazer. No meu dia, eu avancei tudo. Entende?

Óbvio que isso é menos produtivo do que um mono tarefa focado, mas esse modelo já é muito mais produtivo do que se você simplesmente permite que as coisas do dia te engulam e transforme você em uma pessoa extremamente procrastinadora.

E essa dica de procrastinar entre coisas importantes, quem me deu foi a Paula Abreu, incrível Paulinha, obrigado, tá? Olha como o bem nunca para, você me ajudando e eu dividindo aqui com outras pessoas 😀

Agora me fala aí… fez sentido pra você? Então deixa aí embaixo, nos comentários. E se você quiser saber alguma coisa de produtividade, de vida, de mudança, pergunta aí também… quem sabe eu grave um vídeo só pra responder a sua pergunta.

Então agora bora procrastinar… só que entre coisas que fazem a diferença na nossa vida. E eu tenho certeza que um conteúdo meu em parceria com o Murilo Gun sobre como resolver problemas de forma criativa, pode ser o insight que falta pra você dar um passo a mais na sua vida e se liga… só vai pra lá se você não estiver procrastinando, fechado?

5 Comentários

  1. Guilherme Correia

    Faz sentido! Estou passando por isso… procrastinando entre editar artigos do meu blog novo, ler emails, ver videos de importantes, voltar ler livros, etc.

    Vou testar a técnica, obrigado!

    Responder

  2. Maria cleide

    Mas Gerônimo!!!!!
    Rsrs… Cara vc é 1000
    Viciei em ouvir seus vídeos.
    Agradeço pois tem me ajudado muuuuuuito.
    Obgda. Bjks

    Responder
  3. Dalva Benzoni

    Você é maravilhosoooo. Te adoro.
    Manda sempre, mais e mais.
    Amor , Luz e GRATIDÃO!!!
    Dalva

    Responder
  4. Dalva Benzoni

    Seus vídeos são de pura luz, iluminam.
    Você é maravilhosoooo. Te adoro.
    Manda sempre, mais e mais.
    Amor , Luz e GRATIDÃO!!!
    Dalva

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *