Novembro Azul: é hora de prevenir!

Para conscientizar sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e maneiras de diagnosticar a doença, surge o Novembro Azul, um movimento internacional que visa atingir principalmente a população masculina. O  mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva (INCA), o câncer de próstata é o câncer que mais afeta a população masculina no país depois do câncer de pele e, segundo o Ministério da Saúde, é a segunda maior causa de morte por câncer no mundo.

Ainda com a gravidade da doença, 90% dos casos são passíveis de cura, só que pra isso, o mais importante é o diagnóstico que deve ser realizado precocemente. E é nesse momento o maior desafio: enfrentar o preconceito a favor da saúde. A maioria dos homens evita procurar o médico por receio do exame de toque.

A função do Novembro Azul é, também, encorajar a procura por este exame, especialmente por homens acima de 45 anos. E aí, bora lá? Sua vida vale muito mais que um simples toque 🙂

Para ter acesso ao Documento de Consenso do Programa Nacional de Controle do Câncer da Próstata clique aqui.

Da redação IGT.
Com informações do G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *