Ordem de prioridades no dia: como criar uma :)

Vou falar contigo quatro técnicas que vão ajudar você a criar a ordem de prioridades no dia… a sua priorização de tarefas. “Maaaaaaas Geronimo… eu preciso priorizar as minhas tarefas?” Hmmmm… dá vontade de jogar aqueles flipcharts que eu escrevo em você (se você realmente tivesse me perguntado isso) hehe 😛

Se liga, eu tenho um treinamento, o Academia da Produtividade, onde eu ensino as pessoas a produzirem mais resultado com menos esforço e lá, uma das perguntas que os alunos mais me fazem, antes de chegar na aula que trata desse tema, é “Geronimo, como eu priorizo o meu dia?”.

Vou explicar 4 regras de priorização de tarefas do seu dia. A primeira delas é a seguinte: ela pode parecer básica, porém ela é negligenciada pela grande maioria das pessoas.

Provavelmente, se olhar pra trás na minha história, você fale assim “Geronimo, você é uma cara que largou o emprego público pra viver de Coaching, tem um livro que é best-seller, foi top 1 da veja, tem um treinamento de produtividade mega bem-sucedido. Como você teve todo esse sucesso na sua vida, Geronimo?”.

Entre diversos aspectos… é uma consistência de coisas básicas, simples e muitas vezes óbvias. Então, pode ser que alguma coisa que eu diga aqui, você fale assim “ahhh… isso é óbvio”.  O que acontece, é que muitas vezes, a pessoa acha aquilo tão óbvio que ela não faz. Ou tão simples que ela até faz, mas não tem consistência.

A primeira coisa, provavelmente simples e óbvia é o seguinte: defina as prioridades de tarefas pra que elas não se definam por você. A primeira regra é básica, se você não sabe o que você vai fazer hoje, as suas tarefas vão se definir por você. Você precisa começar o seu dia de amanhã sabendo hoje quais são as suas prioridades do dia de amanhã. Faça uma lista de prioridades.

Quantas prioridades? Eu preparei pra você, gratuitamente, um presente. O PDF com a folha de produtividade que vai dizer pra você quantas tarefas você vai priorizar e o que você deve evitar no seu dia. Para baixar, é só clicar aqui 🙂

A segunda regra é a seguinte… mate primeiro as tarefas que estão te matando. Se você olhar pra sua vida agora, possivelmente existem algumas coisas que você está adiando para fazer e tem uma lei chamada “Lei de Emmett”. Ela diz que normalmente a gente investe mais tempo se debatendo pra fazer, ou não aquela tarefa, do que fazendo propriamente dito, com a mão na massa, a tarefa.

E na vida, nós temos um IDI dentro da gente. O que é o IDI? É o nosso Índice de Domínio Interior. Quanto mais alto, mais você vence as suas batalhas interiores. Quanto mais baixo, mais você perde.

E se você tem alguma tarefa que tá te matando, que você tá adiando, que você não tá fazendo, que tá tirando a tua tranquilidade, o seu IDI desce. Quando isso acontece, você produz menos. Então, na sua lista de prioridades, precisa constar alguma tarefa que esteja te matando.

Bora falar da terceira agora: garanta que terão tarefas de produtividade no seu dia. Existem dois tipos de tarefas, eu ensino isso na Academia da Produtividade. São tarefas de produção e tarefas de ocupação. A tarefa de produção é aquela que leva você na direção do teu sonho, já a tarefa de ocupação, é aquela que só seca gelo. Isso em linhas gerais, tá? Existe uma subdivisão, é mais técnico e mais divertido do que eu tô falando agora.

O que acontece muitas vezes, é que as pessoas priorizam coisas no seu dia que não fazem você caminhar na direção daquilo que você quer pra sua vida. E aí dá uma sensação que apenas da estar secando gelo.

Quando você for criar a lista de prioridade para o dia seguinte a partir de agora, já tem três regras. Bora relembrar resumidamente e falar da 4ª técnica :

1 – Defina as tarefas para que elas não se definam por você. E eu vou entregar um extra agora… defina hoje as tarefas de amanhã. Hoje eu paro e defino as de amanhã. “Quantas eu tenho que definir, Geronimo?”. Tá lá na folha de produtividade que eu deixei o link pra você baixar aí pra cima do artigo.

2 – Nessas tarefas, é importante que tenham tarefas que estejam minando o seu IDI. Jogando o seu IDI pra baixo, mata logo a tarefa! Seu IDI sobe, você produz mais.

3 – Precisa ter tarefas que levem você na direção daquilo que você quer pra sua vida, pra você não ter a sensação que seu dia é só secar gelo. Importante: mesmo que seja pequenininha a tarefa, só que precisa ajudar a construir o seu sonho.

Exemplo: vamos imaginar que você tenha vontade de ter um blog. Coloca uma tarefa que é escolher o nome do blog ou fazer uma pesquisa de cinco temas absurdamente bons para começar o seu blog sobre um determinado assunto. Tem que ser algo que verdadeiramente dê o sentimento de que você tá evoluindo e não só secando gelo.

Agora, a quarta sacada é a seguinte: você acabou de ter um dia massa… preparou sua lista do dia seguinte, escreveu o que você tinha que fazer, matou uma tarefa que tava te matando, garantiu que tava fazendo tarefas de produtividade. Só que aí, der repente termina o dia e ao invés de você fazer esse quarto ponto, que eu vou te falar agora, você vira e fala assim “caramba, fiz tudo isso, mas ainda falta tanta coisa”. Coloca o som da sirene e acende a luz vermelha!!! Seu IDI vai lá pra baixo quando você faz isso.

A quarta sacada é celebrar, comemorar quando você tiver um dia incrível. Um dia em que você produziu, que você matou o que tava matando você, que fez uma atividade que leva você na direção dos teus sonhos.

Comemore que aquele dia foi incrível pra você. Muita gente tem um dia incrível e se pune porque ficou um monte de coisa pendente e aí o IDI não sobe, você não gera dopamina, não sem a sensação de bem-estar. Quando você celebra, acontece exatamente o caminho contrário 😉 Seu IDI sobe, você gera dopamina, tem mais vontade de fazer mais no dia seguinte, produzir mais e aí vira um ciclo virtuoso do bem e a sua produtividade vai lá em cima!

Agora, deixa eu dividir com você o que aprendi com o meu pai 🙂 dá pra tirar sacadas legais para você de lá!

3 Comentários


  1. Boa. Cada dia aprendendo com você. Certamente esse aprendizado me impulsionará a evoluir e obter resultados, inclusive financeiros, para que futuramente (espero que logo logo) eu possa estar aprendendo com você pessoalmente, face to face. em breve. Me aguarde aí que estou chegando. Haha

    Responder
  2. Luciana Dias de Oliveira

    Olá Geronimooooo!!!
    Você me conquistou de verdade. Fiquei hiper feliz quando soube que você mora na minha cidade natal, Vila Velha querida. Tenho aprendido muito com você.
    Gostaria muitoooo de te conhecer pessoalmente.
    abços!

    Responder
  3. Magna Sá

    Realmente, quando tenho muitas tarefas, às vezes eu priorizo, outras não. Está faltando isso na minha vida, ou seja ter perseverança. E a quarta, celebrar, eu não faço, embora sinta uma sensação de dever cumprido e um bem-estar com isso. Preciso colocar em prática e essa é minha primeira prioridade para amanhã. Abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *