Plano de ação: o que é e como montar um

Você é de planejar tudo na sua vida ou faz suas atividades sem nem uma lista como guia? Eu vou explicar o que é um plano de ação e como você faz pra implementar com eficiência na sua vida, na sua empresa ou em um projeto pessoal. O que eu vou usar contigo hoje é uma explicação com base no que eu acredito que vem do mundo do Coaching, beleza?

Saiba o caminho

Primeiro ponto que você tem que ter em mente é que para alcançar qualquer objetivo, meta ou desejo é preciso seguir um caminho. Essa trilha tem alguns pilares, que são o Foco, o Planejamento, a Ação, a Melhoria e o Resultado. Em suma, o plano de ação é uma estratégia que vai ajudar a transformar o seu foco em ação, facilitar a sua melhoria contínua e, por último, levar você aos seus resultados.

O que acontece com muita gente é sair planejando sem ter clareza plena daquilo que ela quer pra vida dela, pra empresa dela ou pro projeto dela. É como se você fosse fazer uma viagem e na hora de arrumar a mala não soubesse o que colocar lá dentro… vai estar frio ou calor? A viagem vai durar três dias, cinco dias ou um mês? Tem que levar muita ou pouca roupa?

Se você não tiver o foco claro, como vai planejar de forma correta? O plano de ação está dentro de Planejamento. Vamos detalhar um pouco mais?

Colocando o plano de ação em prática

Pra você ter um bom plano de ação é preciso ter um bom foco. No Coaching, a gente chama o lugar em que você está de Ponto A, e o lugar onde você quer estar, de Ponto B. O planejamento vai ajudar a traçar o caminho entre esses pontos. Eu, Geronimo, como Coach, gosto de usar a ferramenta Road Map pra começar o planejamento:

A sacada dessa ferramenta é não começar a traçar o caminho pelo início, e sim pelo final. Vou usar o exemplo de uma pessoa que quer escrever um livro Best-seller, mas o modelo que vou apresentar serve pra simplesmente qualquer objetivo.

É preciso determinar um prazo pro seu foco antes de ir definindo as etapas do processo. No dia X do mês Y de 2020, eu vou ter um best-seller  (isso é só um exemplo hein hehe). A pergunta que se deve fazer em seguida é o que aconteceu um pouco antes do livro ser um sucesso.

Vamos imaginar que a resposta dessa pergunta é ir a um grande programa de TV pra fazer divulgação do livro. O que você faz depois? Repete a pergunta até esgotar todas as respostas. O plano ficaria mais ou menos assim, de trás pra frente:

 

  1. Tenho um livro best-seller;
  2. Fui a um grande programa de TV fazer divulgação;
  3. Contratei uma boa assessoria de imprensa;
  4. Dei uma palestra pra 200 pessoas sobre o tema do meu livro;
  5. Terminei o rascunho do livro;
  6. Defini o título da obra;
  7. Tirei um final de semana pra eu me inspirar e descobrir sobre o que eu vou escrever.

Reavaliação

Depois de feito, é preciso voltar pro início e validar se os passos têm lógica e estão certos. Nesse caso, podemos acrescentar duas etapas: o lançamento do livro (depois de ter ministrado a palestra) e a escolha da editora que vai lançar o livro (depois de ter feito o rascunho). Mas olha, não se engane, ainda não tá pronto o plano de ação!!!

Toda meta bem feita precisa de prazo, ou então ela é só um sonho. O próximo passo é determinar prazos para cada etapa do seu plano de ação, ou seja, saber quanto tempo cada etapa do processo do best-seller aconteceu para que houvesse o resultado esperado. O nosso plano de escrever um livro ficaria assim:

 

  1. Tenho um livro best-seller;
  2. Fui a um grande programa de TV fazer divulgação;
  3. Contratei uma boa assessoria de imprensa;
  4. Lancei o livro;
  5. Dei uma palestra pra 200 pessoas sobre o tema do meu livro;
  6. Escolhi a editora que vai lançar a minha obra;
  7. Terminei o rascunho do livro;
  8. Defini o título da obra;
  9. Tirei um final de semana pra eu me inspirar e descobrir sobre o que eu vou escrever.

 

Muita gente tem problema porque parte pra ação antes de ter planejamento ou mesmo antes de ter o foco, o que faz com que a ação não necessariamente dê um resultado agradável para aquela pessoa.

Vão existir dificuldades e obstáculos no caminho que vão precisar ser transpassados de forma contínua, e saber o que você quer ajuda a ter o foco necessário pra conseguir o que você realmente deseja.

Recapitulando tudo o que eu ensinei hoje:

  1. Traçar um plano de ação ao contrário (começando pelo resultado);
  2. Revisar o plano de forma linear e ver se tem lógica;
  3. Acrescentar etapas que talvez estejam faltando;
  4. Estipular prazos para cada etapa acontecer;

O seu primeiro plano de ação vai ficar perfeito? Provavelmente não, mas com o tempo você vai adquirindo a habilidade de fazer planos de uma forma mais estruturada e com mais clareza. O fato é que esses planos ajudam você ter ações mais fluidas.

Fez sentido isso que eu falei contigo? Comenta aqui embaixo o que você achou, e se tiver alguma dúvida que eu não consegui esclarecer sobre Plano de Ação, deixa eu saber!! Eu mesmo ou a minha equipe vamos ajudar você no que a gente puder 🙂

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