Medo de Errar: Como ter Coragem Para Mudar de Vida

Então, vamos lá!

Saber as coisas que você precisa fazer pra começar a agir… é importante pra saber como vencer o medo, ou o medo de errar.

Mas será que precisamos acabar com o medo? Ou precisamos do medo? Você sabe como ter coragem? Como criar coragem? Pra mudar de vida ou conseguir realizar coisas como: ter coragem para estudar, ter coragem pra enfrentar a vida, ter coragem pra fazer tudo que precisa ou tudo que quer fazer?

É sobre isso que vamos falar nesse artigo!

Medo de Errar

O medo de errar é aparece na vida de todo mundo. Às vezes as pessoas não conseguem o que querem na vida por insegurança… medo do que não conhece, medo do que vai acontecer, medo de não ser bom o suficiente, medo de não alcançar o que quer, medo de que alguma coisa possa dar errado… medo de errar…!

Por medo elas param e não conquistam o que elas querem pra vida delas. Mas, é importante sacar isso: o medo em si não é ruim! O medo salva a gente. É por medo que eu me mantenho vivo.

O que é ter coragem?

É importante que a gente entenda que ter coragem não é a ausência de medo. Coragem é você fazer apesar do medo! Mas o que fazer pra ter coragem?

Muitas vezes a gente tem medo e espera o medo passar pra depois fazer… só que aí o medo passa e a gente não faz :/

Eu, por exemplo tenho medo de exame de sangue! Se eu esperar o medo passar, não faço o exame nunca! Então eu faço apesar do medo, e logo me torno corajoso… entende o ponto?

Quando faço apesar do medo, eu me torno corajoso, e aí eu começo a olhar pra mim de uma forma diferente: eu sou corajoso, mesmo com medo eu fui lá e fiz. Quando a gente faz assim as coisas começam a mudar na nossa cabeça. A gente começa a não encarar mais o medo como um limitador.

Então a gente não precisa de técnicas pra vencer o medo, a gente precisa de técnicas pra fazer apesar do medo, faz sentido pra você?

Então deixa eu te explicar como isso acontece na prática!

Eu sou coach. E quando eu estou com um cliente em coaching, a gente faz o seguinte: ele vira pra mim e fala, “cara, eu tô com medo, eu não tenho coragem de fazer isso, tenho medo de errar”. Às vezes a pessoa não tem coragem de mudar de emprego, não tem coragem de ousar na sua empresa pra ser promovida, não tem coragem de conversar com as pessoas, não tem coragem de dar uma palestra… a pessoa me diz isso, que não tem coragem de fazer algo…

E normalmente, por falta da técnica certa, algumas pessoas dão conselhos como “não, cara! Deixa de ser bobo, não precisa ter medo disso. Todo mundo faz, é tranquilo, vai dar certo.” Ou falam, “não tenha medo de errar…”. O problema é que isso não muda a pessoa.

Como Ter Coragem

O que resolve é uma única pergunta.

Quanto mais a gente diz pra pessoa que não precisa ter medo, menos coragem ela tem. Então qual é a sacada? A grande pergunta é, “o que precisa acontecer pra você fazer isso?”

E aí, quando a pessoa listar o que ela tem que fazer, com uma lista em mãos de todas as coisas que ela tem que fazer, ela não precisa mais perder o medo, ela entende que precisa ter aquilo tudo pra criar coragem. E a coragem acontece.


Exemplo!

Quero mudar de cidade. Mas quais são os seus medo de mudar? O que você precisa fazer pra se sentir mais segura de mudar de cidade?

Ah, eu tenho que economizar 5 vezes o meu salário, tenho que já ter um emprego na próxima cidade… e vai anotando tudo.

Agora, o que a pessoa tem que fazer não é acordar todos os dias pensando que tem que mudar de cidade. Ela vai acordar pensando nas coisas que ela tem que fazer pra que isso aconteça! Ela vai preencher a lista que vai dar segurança pra ela.

Então, não sei o que você tá fazendo na sua vida agora, não sei com o que você tá sem segurança pra fazer, mas seja lá o que for, faça uma lista agora das coisas que você tem que fazer pra conseguir cumprir o que quer apesar do medo.

Quando eu quis largar meu emprego público de advogado da união, a Paty fez a lista pra mim. Ela disse: “eu preciso que você pague 80% do apartamento, que você ganha em três meses seguidos o que você ganha como advogado da união, junte 20 vezes o seu salário…” Ela me deu uma lista do que ela precisava pra eu poder largar meu emprego público.

Eu perdi o medo quando eu larguei? Claro que não! Eu tinha medo de dar merda. Mas eu tinha uma lista que me fazia sentir seguro pra largar meu emprego público, apesar do medo. Entende a lógica?

Então o que você pode fazer agora é essa lista do que você precisa pra ter coragem de fazer aquilo que hoje você tá adiando pra fazer, talvez por conta do medo.

Fez sentido pra você?

Então deixa um comentário aí embaixo pra mim, se tiver com medo… faça apesar do medo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *