Trabalhar ouvindo música e ser mais produtivo

Essa é mais uma técnica, uma dica de produtividade no trabalho. Você viu a dica número 1? Clica aqui pra ver como aplicar a técnica de pomodoro no seu trabalho.

É o seguinte, quero relembrar isso pra você: produtividade não é trabalhar mais. Ficar mais 1 hora no trabalho não é ser produtivo.

Ser mais produtivo é fazer em 5 horas o que você faria em 8 horas, pra você fazer o que você quiser com as horas que sobraram, beleza?

Seja gerar mais resultado pra sua empresa, seja pra descansar mais, pra assistir netflix, poder fazer um curso extra…

Com essas dicas de produtividade que eu tô ensinando pra você você pode ter o mesmo resultado em menos tempo ou resultados melhores em menos tempo!

A nossa segunda técnica vem dessa pesquisa científica: Lesiuk, T. (2005). The effect of music listening on work performance. Psychology of music, 33(2), 173-191.

Trabalhar ouvindo música

Não sei qual é a sua música favorita, eu tenho várias! Que me dão energia, vontade de realizar… Por exemplo, quando eu ouço Jota Quest tocando “hoje o tempo voa amor”, quando eu ouço a música “tempos modernos” eu fico muito muito motivado pra trabalhar. Sabe porque?

A gente tem neurotransmissores que dão bem estar. A dopamina é um neurotransmissor que dá bem estar.

Deixa eu te contar um pouco sobre um experimento. Olha que louco:

Ratos com pouca dopamina, aceitam comer comida sem sabor, pouca. Sabe aqueles labirintos de ratos? O rato com pouca dopamina quando soltado lá, come a comida mais perto dele, uma comida sem gosto, pouca quantidade.

Agora, o rato com muita dopamina entra no labirinto e recusa aquela pouca comida e continua no labirinto. Até achar a comida mais saborosa e em maior quantidade. 

A parada é que a gente é igualzinho. Pessoas com pouca dopamina aceitam a vida medíocre, aceitam ficar na média, aceitam ter pouco. Isso em vários aspectos da vida, não é só sobre dinheiro. Tô falando de relacionamentos, de saúde e vida plena.

Pessoas com muita dopamina tem uma tendência maior a falar: “não meu amigo, eu me recuso a viver uma vida na média, eu vou ser fora da média!” E ela vai em busca de pagar o preço (se fosse fácil todo mundo faria).

“E o que tem a ver isso tudo? Música com rato com dopamina, caraca, Geronimo… tomou um negócio aí!”

Vou explicar pra você.

Quando a gente ouve a música que a gente mais gosta, que a gente canta junto ou sente vontade de cantar junto… no WA, por exemplo, tem algumas músicas que, quando as pessoas ouvem as músicas, a música liga nelas um estado de realização incrível, aquela música vira uma âncora pra ela. 

Ouvir música no trabalho melhora a produtividade

Então, as pesquisas mostram que quando você ouve uma música que você ama, no trabalho, você tende a gerar dopamina. Então, ao ouvir a música qe você gosta você gera dopamina pra você e se torna mais realizador no trabalho.

Pessoas com mais dopamina são mais dispostas a realizar coisas. E olha outra coisa, que louco! Quanto mais eu realizo, mais dopamina eu gero. Então, isso vira um ciclo virtuoso.

Você pode começar a gerar dopamina, segunda a pesquisa, ouvindo música.

Me fala aqui nos comentário qual a música que você mais gosta! Qual é ou quais são as músicas que quando você ouve, elas te dão mais motivação, faz você querer realizar mais, que dá a você dopamina?

Então, se quer realizar mais no trabalho, coloca a música que você mais gosta de ouvir, ouve a música, gera dopamina e vai realizar o que você tem que realizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.