Metas e objetivos: 8 razões que impedem você de realizar as suas

Quero falar sobre as 8 razões que impedem você de realizar suas metas e objetivos. É importante que toda meta traçada por você seja baseada em alguns princípios e é sobre esses princípios que a gente vai falar. Você vai entender como fazer ou refazer suas metas de forma inteligente, pra que você consiga finalmente cumpri-las.

Então, se liga!

Razão #1

A primeira razão das pessoas não conseguirem cumprir suas metas e objetivos é essa: elas simplesmente não sabem fazer as metas. O problema está na própria meta traçada.

Algumas pessoas estabelecem metas assim: a minha meta é ser feliz. Mas uma meta assim é tecnicamente incorreta.

Dentro do coaching existe o que chamamos de META SMART. O que é uma meta SMART? Cada letra representa um valor… vem do inglês:

S= Específico

M= Mensurável

A= Atingível

R= Relevante

T=Temporal

Então, uma meta precisa ter todos esses elementos. Eu quero ser saudável, por exemplo, não é específico. Então é importante especificar a meta: eu quero diminuir a minha taxa de colesterol.

Metas e objetivos precisam ser mensuráveis

As metas e objetivos também precisam ser mensuráveis, meta: eu quero emagrecer, quantos quilos?

Precisam ser atingíveis. Será que é realmente possível alcançar essa meta?

Precisam ser relevantes. Se você alcançar essa meta você vai alcançar o que você quer pra sua vida?

Pra resumir até aqui como a gente pode fazer uma meta:

Eu quero ser feliz. Mas o que é ser feliz pra você? Ter mais tempo com minha família. Quanto mais tempo com sua família?  Quero brincar com meu filho meia hora por dia, todos os dias, pelo menos meia hora só pra ele. (pode parecer pouco mas meia hora de foco, de atenção plena com nossos filhos é algo que muita gente não consegue).

Então, seguindo… isso é atingível? Claro que é, eu consigo. É relevante? É, se eu fizer isso, eu vou ficar mais feliz.  E quando que você vai fazer isso?

Então, em resumo, a primeira razão das pessoas não atingirem as metas é porque elas não são SMART. Sempre valide as suas metas, veja se elas se encaixam nesses elementos da meta SMART.

Razão #2

A segunda razão é por não ter clareza das interferências delas, que vão dificultar chegar lá e dos recursos que nos impulsionam.

Veja esse post sobre um exercício pra mapear todas as suas interferências e seus recursos.

Muitas vezes quando a gente cria uma meta, somos muito otimistas, mas precisamos ter a clareza necessária dos recursos que vão ajudar a cumprir a meta, e das interferências que ela vai ter.

Só pra você entender… num processo de coaching com um cliente… quando eu vou trabalhar com ele o caminho pra ele conseguir o que quer, a gente mapeia a clareza dos recursos próprios.

Eu por exemplo, sou um cara determinado, obstinado, adoro estudar, esses são recursos meus. Quais são as minhas interferências? Eu sou indisciplinado pra algumas coisas, eu sou procrastinador (sou mesmo).

Então a gente precisa saber isso. Se uma das suas interferências for, por exemplo a falta de apoio da sua família, e você contar uma ideia, ou falar pra eles sobre um curso que você acredita que vai ser decisivo na sua vida… eles podem falar… poxa cara isso é perda de tempo… porque não arruma um trabalho de verdade… se você não estiver preparado pra isso você acaba desanimando e para.

Razão #3

Vamos pegar metas de ano novo como exemplo. Muita gente faz metas e objetivos de ano novo, criam metas e a pessoa coloca aonde aquelas metas? No celular, num papel, e ele só olha aquela meta de novo no ano que vem. Meta tem que estar à vista. Sua metas… você precisa enxergar todos os dias da sua vida. O que você pode fazer é pegar uma folha de papel, escrever a sua meta e colar no espelho do seu banheiro! O nome disso é clareza ativa.

Então, muita gente não cumpre suas metas simplesmente por não ter elas expostas por todos os lugares. Tá fazendo sentido pra você?

Razão #4

A quarta razão: as pessoas acham que elas criam metas pelas metas, mas não é. Existe a meta da meta. É isso que nós temos que entender.

Uma vez eu atendi uma cliente que queria emagrecer 20 kilos… perguntei, porque você quer emagrecer 20 kilos? Ela disse: ah, vai me fazer bem, porque eu quero olhar lá na balança 20 kilos a menos…

Ela pode até acreditar que isso é verdade, mas não é. No processo de coaching a gente vai descascando, pra entender… até que a gente chega na razão. O que ela queria na verdade era eliminar 20 kilos porque queria que o marido dela voltasse a desejar ela (não to dizendo se isso é certo ou errado, é um fato, ela queria isso).

Quando a gente não entende ou não reconhece o que tem por baixo… a gente tem pouca força pra cumprir a meta.

Eu por exemplo… minha taxa de colesterol e triglicerídeos tava elevada e eu queria baixar… porque você quer isso, Geronimo? Porque eu quero ver no meu exame lá, tudo bonitinho. Errado! Na verdade porque que eu quero? Porque eu não quero que meus filhos fiquem sem pai. Não quero ter um ataque cardíaco.

Eu fico imaginando uma criança sem um pai. E isso sim me move pra ir adiante. Imagino minha mulher viúva. Isso, sim, me move adiante… imaginar a dor dos meus filho e minha mulher.
Então a quarta razão é não saber a segunda camada. O que tem por trás da meta, a meta da meta.

Pensa na última meta que você não cumpriu… e olha pra essas 4 razões que falei pra você… me diz nos comentários o que faltou nessa meta pra que você cumprisse ela? Faltou  ela estar tecnicamente correta? Faltou clareza? Faltou deixar a meta à vista? Ou um dos problemas foi não saber a segunda camada da sua meta?

Essa foi a parte um, logo sai a parte 2, beleza?

Então, deixa aí nos comentários. Desses 4 elementos, qual faltou na sua meta?

2 Comentários

  1. Armindo Bencke

    Gostei muito dos conteúdos e estou seguindo no YouTube , alguns vídeos e informações no blog já contribuíram muito para mim…super indico Geronimo…😃👏👏👏👏👏👏

    Responder
  2. ADRIANA DA SILVA

    Gerônimo coloca camisetas iguais as suas a venda!!! to procuranda na internet e só vejo camisetas com frases de besteira, msg comicas, gosto das suas!!!! Positivas e inteligentes!!!! #já quero!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *